Chuvas devem continuar até o início de fevereiro no Estado, prevê Emparn

 


As chuvas registradas no Rio Grande do Norte nesta terça-feira 20 devem continuar ao longo dos próximos dias e seguir até o início de fevereiro. A previsão é do meteorologista Gilmar Bristot, da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), que aponta a atuação de sistemas meteorológicos típicos do período mais quente do ano como responsáveis pelos acumulados registrados no Estado. 

“A chuva deverá continuar até início de fevereiro”, afirmou Gilmar. Segundo ele, os volumes são resultado de “instabilidades do sistema meteorológico que atuam agora em janeiro. É uma mistura de zona de convergência com sistema de brisa”. O meteorologista acrescenta que também há influência da circulação em altos níveis da atmosfera.

De acordo com Gilmar Bristot, a mudança no padrão atmosférico explica a intensificação das precipitações. “Antes nós estávamos com alta pressão, bloqueando as chuvas, e esse sistema de alta pressão dissipou. E está favorecendo a ocorrência de chuvas”, explicou. Ele reforça que a Emparn já previa um período mais favorável às chuvas. “A gente estava prevendo que agora nós iríamos ter um momento bom de chuva. Na segunda quinzena de janeiro e na primeira semana de fevereiro”.

O meteorologista pondera que as chuvas não serão contínuas todos os dias, mas podem ocorrer de forma recorrente. “Não é que vai chover todo dia, mas todo dia poderá dar uma pancada de chuva, aqui no litoral e também no interior”, disse. Segundo ele, “se espera mais chuvas no interior do RN a partir de desta quarta-feira 21”.

Com informações do Agora RN