São Gonçalo do Amarante se destaca no RN com gestão avançada da educação infantil, aponta levantamento nacional

 


A gestão do prefeito Jaime Calado, em São Gonçalo do Amarante, é destaque no cenário educacional do Rio Grande do Norte ao figurar como o único município de grande porte do estado com maturidade avançada na gestão da demanda por educação infantil. A informação consta no levantamento “Retrato da Educação Infantil no Brasil 2025”, realizado pelo Ministério da Educação em parceria com o Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Brasil, o Gaepe Brasil.

De um total de 167 municípios potiguares, apenas cinco alcançaram o nível mais elevado de maturidade na gestão da educação infantil. Além de São Gonçalo do Amarante, aparecem na lista os municípios de Água Nova, Bom Jesus, Caiçara do Norte e Nísia Floresta, todos de pequeno porte. O resultado reforça o protagonismo de São Gonçalo do Amarante entre as grandes cidades do estado no planejamento e organização da oferta de creches e pré-escolas.

O estudo analisou a maturidade da gestão da educação infantil nos municípios brasileiros e diagnosticou que, no Rio Grande do Norte, 18 municípios estão em nível básico, 101 em nível elementar e 43 em estágio inicial. O levantamento apresenta um retrato detalhado da oferta de vagas, dos mecanismos de gestão da demanda, do planejamento das redes de ensino e das formas de colaboração entre instituições públicas.

A pesquisa foi realizada a partir da coleta de informações junto a 100% dos municípios brasileiros e o Distrito Federal, no período de 18 de agosto a 8 de outubro. O trabalho contou com apoio técnico do Instituto Articule e mobilização das instituições que integram o Gaepe Brasil, incluindo o Gaepe RN, garantindo ampla participação dos entes municipais.

No caso específico do Rio Grande do Norte, o levantamento identificou uma demanda de 632 solicitações por vagas em creches. Os dados mostram ainda que 83,83% dos municípios realizam ações de conscientização sobre o direito e a importância da educação infantil para crianças de zero a três anos. Em 90 municípios são realizadas visitas domiciliares por agentes públicos, em 102 há campanhas em escolas e em 89 são utilizadas rádios e outras mídias. Também foi apurado que 66,47% dos municípios identificam famílias com crianças fora da escola e fora das filas de espera.

O relatório completo e a plataforma interativa de dados permitem acompanhar os resultados em âmbito nacional, regional e estadual, reforçando a importância do planejamento e da gestão eficiente para a ampliação do acesso e da qualidade da educação infantil. O desempenho de São Gonçalo do Amarante evidencia avanços significativos e consolida o município como referência no Rio Grande do Norte na política educacional voltada à primeira infância.

A pesquisa possibilita o acesso a uma plataforma de dados em que são disponibilizados os resultados da pesquisa no âmbito nacional, por região e estados da federação, acessados a partir do seguinte endereço eletrônico: https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiYjFmNWU0NjItMTZiMS00MGE3LWEyNWUtMzUwNzYyZjk0MTg3IiwidCI6ImI4YzI1OTMyLTVlNzYtNGIyYi05YzUzLWQ0MTc0NWU5YzkyZCJ9

Com informações do Blog Ariel Dantas