Butantan inicia entrega de vacina inédita contra a dengue ao Ministério da Saúde
O Instituto Butantan deu início à entrega das primeiras doses da vacina Butantan-DV contra a dengue ao Ministério da Saúde. O primeiro lote conta com 300 mil doses, que passam a integrar as ações do Sistema Único de Saúde (SUS).
A Butantan-DV é a primeira vacina contra a dengue do mundo aplicada em dose única. O imunizante foi aprovado pela Anvisa para pessoas com idade entre 12 e 59 anos. Os estudos clínicos indicaram eficácia de quase 75% contra casos gerais da doença, mais de 91% contra casos graves e 100% de proteção contra hospitalizações.
Segundo o Ministério da Saúde, as primeiras doses serão direcionadas aos profissionais da Atenção Primária, que atuam em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e em visitas domiciliares. Estão incluídos agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, enfermeiros, técnicos de enfermagem e médicos que trabalham na linha de frente do SUS. A estratégia deve ter início no fim de janeiro de 2026.
O Instituto Butantan informou ainda que avalia a ampliação da faixa etária contemplada pela vacina, incluindo idosos acima de 60 anos e crianças de 2 a 11 anos.
Distribuição e contrato
Até o fim de janeiro de 2026, está prevista a entrega de mais 1 milhão de doses ao Programa Nacional de Imunizações (PNI). O contrato para aquisição das primeiras doses foi assinado na sexta-feira (19) pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
O acordo prevê investimento de R$ 368 milhões para o fornecimento inicial de 3,9 milhões de doses à rede pública. No momento da assinatura, 300 mil doses já estavam embaladas, integrando um total de 1,3 milhão de vacinas produzidas, destinadas prioritariamente à Atenção Primária à Saúde em todo o país.

