Ações da Alpargatas despencam após polêmica com Fernanda Torres; entenda

 

As ações da Alpargatas, empresa proprietária da marca Havaianas, registraram queda acentuada na B3 nesta segunda-feira (22). A desvalorização dos papéis, que chegou a 3% nas primeiras horas de negociação e se estabilizou em torno de 1,37%, ocorreu após uma campanha publicitária dos chinelos com a atriz Fernanda Torres.

Confronto envolvendo a campanha

O debate teve início com o lançamento do vídeo de fim de ano da Havaianas, estrelado por Fernanda Torres. No anúncio, a atriz faz uma brincadeira com a expressão popular “pé direito”, defendendo que o importante é começar o ano “com os dois pés, os dois pés na estrada, os dois pés na jaca, os dois pés onde você quiser”.

Apesar do tom descontraído, o comercial foi rapidamente interpretado por grupos conservadores e políticos de direita como um apoio a pautas de esquerda, em função do histórico de posicionamento político de Fernanda Torres.

Pedido de boicote impacta a bolsa

A reação mais incisiva partiu de figuras de destaque da oposição. O ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL) publicou um vídeo descartando um par de Havaianas e repudiando a escolha da garota-propaganda, a quem classificou como “declaradamente de esquerda”.