Troféu da 23ª edição do prêmio Hangar de Música é apresentado
O Prêmio Hangar de Música chega à sua 23ª edição celebrando a potência criativa, a diversidade e a inovação da música potiguar e brasileira. Em 2025, o prêmio apresenta o tema Afrofuturismo, propondo novos caminhos onde ancestralidade, tecnologia e imaginação se cruzam para impulsionar a arte e fortalecer narrativas negras e periféricas na música.
Na noite de 25 de novembro, a produção do Prêmio Hangar apresentou ao público o seu novo troféu oficial, assinado pelo artista visual Guaraci Gabriel, único potiguar registrado no Guinness Book. Conhecido por transformar materiais industriais em esculturas de linguagem própria, Guaraci cria uma peça que dialoga diretamente com a estética, a filosofia e o simbolismo desta edição.
A obra: clave, futuro e tecnologia — um símbolo afrofuturista em aço inox
O troféu da 23ª edição é moldado em aço inox, conferindo brilho, resistência e modernidade — características que reforçam o espírito futurista da obra. Em sua estrutura, apresenta uma releitura contemporânea da Clave de Sol, redesenhada em linhas ascendentes, fluidas e contínuas, sugerindo movimento, evolução e expansão artística.
A base circular, composta por uma superfície inspirada em circuitos eletrônicos em tons de verde, estabelece uma ligação direta com o universo tecnológico. Essa fusão entre música e tecnologia representa a essência do Afrofuturismo: a coexistência do ancestral, do digital e do imaginado.
O conjunto forma um símbolo de força criativa, inovação e resistência — um troféu que traduz a trajetória de artistas que expandem fronteiras e projetam novos futuros.
Para Marcelo Veni, produtor, idealizador e CEO do Hangar de Música “Guaraci Gabriel é parceiro do Prêmio desde a primeira edição, em 1999. Ao longo desses 26 anos, desenvolvemos uma sintonia muito especial, que transforma o troféu em uma criação coletiva entre o artista e a produção. A cada edição, aprimoramos essa releitura da Clave de Sol, chegando agora a um resultado que representa com força a 23ª edição do prêmio. Guaraci é um artista potiguar extremamente criativo, que entrega não apenas um troféu, mas uma verdadeira obra de arte, carregada de simbolismo, reconhecimento e valorização para cada artista premiado. É uma alegria tê-lo ao nosso lado nessa trajetória.”
Patrocínio e Apoio Cultural: Os troféus que serão entregues nas 20 categorias — entre homenagens, premiações especiais e categorias competitivas — foram produzidos com o patrocínio institucional da Fecomércio RN e do Sesc/RN e apoio cultural do Sebrae RN, por meio do Edital de Economia Criativa. Juntos, os parceiros reforçam a importância de incentivar, reconhecer e fortalecer a cadeia produtiva da música no Rio Grande do Norte.
Inscrições: Continuam abertas as inscrições para artistas, bandas, grupos e produtores com projetos musicais realizados até 31 de dezembro de 2025. O período de inscrição segue até 07 de janeiro de 2026 e o link com o formulário pode ser acessado no perfil oficial @premio_hangar no instagram. Entre as categorias estão Álbum / EP do ano, Banda/Grupo, Compositor, Instrumentista, Intérprete, Música do ano, Revelação Musical, Show e Videoclipe do ano. Para maiores informações 84.9 8790 1373 (whatsapp)
Cerimônia: A grande noite do Prêmio Hangar de Música 2025 será no Teatro Alberto Maranhão, palco histórico e símbolo da cultura potiguar, que mais uma vez acolhe essa celebração da arte e da criatividade. A data será divulgada juntamente com os indicados em cada uma das categorias. A noite contará com show do pianista Jonathan Ferr e homenagem especial para Naná Vasconcelos.
A 23ª Edição do Prêmio Hangar de Música foi aprovada no Edital de Fomento à Música 12/2024 Política Nacional Aldir Blanc - PNAB RN 2024 conta com a realização da Fundação José Augusto, SECULT RN e do Governo do Estado através Do Ministério da Cultura, Sistema Nacional de Cultura e Governo Federal.

.jpg)