Sete alimentos que cuidam da saúde da próstata

 


Alguns alimentos bons para manter a saúde da próstata, são o tomate, o chá verde, a sardinha e a couve-flor, porque são ricos em ômega-3, licopeno, selênio e sulforafano, nutrientes e compostos bioativos com ação antioxidante e anti-inflamatória.

Para manter a saúde da próstata e prevenir o surgimento do câncer, é importante também manter o peso corporal adequado, praticar exercícios físicos regularmente e evitar fumar.

O câncer da próstata surge principalmente em homens com mais de 50 anos e histórico de câncer na família e, embora não cause sintomas numa fase inicial, pode ser facilmente identificado através de exames como o toque retal ou exame de PSA no sangue e na urina.

7 melhores alimentos para a próstata

Os melhores alimentos para a próstata são:

1. Tomate

O tomate é rico em licopeno, um carotenoide com potente ação antioxidante que protege as células do corpo contra o estresse oxidativo, inibindo a proliferação das células tumorais e, por isso, pode ajudar a evitar o surgimento de problemas como prostatite e câncer de próstata. Confira outros alimentos ricos em licopeno.

O tomate pode ser consumido maduro, com sementes e casca, na forma crua, cozida, desidratada, em sucos, molhos, sopas ou geleias. Para aproveitar os benefícios do tomate, é recomendado consumir cerca de 3 a 4 tomates por dia. Além disso, durante o cozimento do tomate, pode-se também adicionar um pouco de azeite, para aumentar a disponibilidade do licopeno.

2. Castanha-do-pará

A castanha-do-pará é um alimento bom para a próstata por ser rica em selênio, um mineral que participa da morte programada das células, fortalece o sistema imunológico e atua como antioxidante, podendo ajudar a prevenir o câncer de próstata.

Para se obter os seus benefícios, é recomendado consumir 1 castanha-do-pará por dia por cerca de 5 dias por semanas. Além da castanha, o selênio também está presente em alimentos como peixe, feijão, ovo e sementes de girassol. Veja mais alimentos ricos em selênio.

3. Couve-flor

A couve-flor ajuda a prevenir o câncer de próstata por ser rica em sulforafano e indole-3-carbinol, substâncias antioxidantes que estimulam a morte programada de células da próstata, prevenindo a sua multiplicação em tumores.

Outros alimentos que também são ricos em sulforafano e indole-3-carbinol são o brócolis, o repolho, a couve-de-bruxelas e a couve.

4. Chá verde

As isoflavonas e os polifenóis presentes em ótimas quantidades no chá verde têm ação antioxidante e antiproliferativa, que estimula a morte programada das células, conhecida como apoptose. Assim, o chá verde é um alimento bom para manter a saúde da próstata e ajudar a evitar o desenvolvimento do câncer desse órgão.

Pode-se tomar de 2 a 4 xícaras de chá verde por dia, que devem ser entre as refeições. Já para pessoas que possuem pressão alta, a recomendação é ingerir o máximo de 3 xícaras do chá verde por dia.

5. Sardinha

A sardinha é considerada um bom alimento para a próstata, por ser rico em ômega-3, um tipo de gordura saudável que atua como anti-inflamatório e antioxidante,  ajudando a prevenir os danos às células saudáveis e o surgimento de situações como prostatite e câncer de próstata.

Além da sardinha, o ômega 3 também está presente em peixes como no salmão e atum, nas nozes, nas sementes de linhaça, gergelim e chia. Conheça outros alimentos ricos em ômega 3.

6. Cúrcuma

A cúrcuma, ou açafrão-da-terra, é um alimento bom para a próstata, já que possui ótimas quantidades de compostos fenólicos com ação antioxidante e anti-inflamatória, ajudando a prevenir o surgimento de inflamações e câncer de próstata.

A cúrcuma pode ser usada para temperar receitas como saladas, sopas, legumes, molhos, carnes e também pode ser usada para o preparo de chás. Veja como usar a cúrcuma.

7. Romã

A Romã pode ajudar a evitar o surgimento do câncer, porque é rica em flavonoides e taninos, que são compostos antioxidantes que ajudam a diminuir ou inibir a proliferação de células cancerígenas. Confira todos os benefícios da romã.

As sementes da romã podem ser consumidas ao natural ou usadas para fazer sucos, saladas e iogurtes. Já as cascas, folhas e caule da fruta podem ser usadas para fazer chás.

Tua Saúde