Prefeitura de Natal encerra participação no Go!RN com apresentação de ações inovadoras
Já pensou em resolver agendamentos na rede pública de saúde, solicitar a segunda via do IPTU ou efetuar matrícula na rede municipal de ensino pelo WhatsApp? Essa foi uma das novidades apresentadas pela Prefeitura do Natal durante sua participação institucional no Go!RN — o maior evento de inovação e tecnologia do Estado —, neste sábado (8), no Centro de Convenções de Natal.
Outro projeto de inovação implementado pela Prefeitura e apresentado no evento foi a Frota Digital. O secretário de Administração, Brenno Queiroga, explicou ao público os resultados preliminares após três meses da mudança gradativa do modelo de aluguel de veículos e terceirização de motoristas para a adoção do sistema Spid, que deverá gerar uma economia de aproximadamente R$ 10 milhões ao cofre municipal em um ano.
Queiroga explicou que a criação de um aplicativo próprio de transporte municipal foi estudada, mas considerada inviável pela dificuldade de mantê-lo atualizado e pelo possível risco jurídico de criação de passivo trabalhista. O credenciamento de empresas foi outra alternativa analisada, mas a nova legislação licitatória impõe exigências inviáveis aos fornecedores, o que foge ao caráter inovador da proposta.
“O sistema Spid é uma solução já testada pelo Banco do Brasil e aberta a instituições que desejem adotá-la. Natal foi a primeira capital a utilizar o sistema — e já com enorme sucesso. Estimávamos uma economia de 70%, reduzindo o custo por quilômetro rodado de R$ 11,30 para R$ 3,50, mas o resultado tem sido ainda melhor. Um veículo que custava R$ 9 mil por mês, incluindo todos os custos de motorista, hoje gira em torno de R$ 800 a R$ 900 — uma economia de quase 90%”, destacou o secretário.
No início da tarde, com a presença da vice-prefeita Joanna Guerra, o secretário de Planejamento, Vagner Araújo, apresentou o novo projeto inovador da Prefeitura: a assistente virtual Estela, que será lançada na próxima quarta-feira (12) e será responsável por modernizar o atendimento público municipal.
“Estela será regida por inteligência artificial. Não é um aplicativo que as pessoas precisem baixar, o que muitas vezes gera dificuldade de uso e demanda memória e plano de dados. O WhatsApp é mais simples, gratuito e acessível. A proposta é eliminar filas, deslocamentos e esperas, com uma assistente virtual disponível a qualquer cidadão que precise solicitar serviços oferecidos pelo município”, explicou Araújo.
A Prefeitura encerrou sua participação no evento com estande próprio e apresentação de diversas ações inovadoras já implementadas ou em desenvolvimento. A estudante de Tecnologia da Informação, Aíza Oliveira, visitou o espaço para conhecer o projeto de robótica educacional executado pela Secretaria de Educação nas escolas municipais. “Eu participava de robótica ainda no ensino médio e essa iniciativa me interessou porque estimula a curiosidade e o interesse dos alunos pela tecnologia desde o ensino fundamental”, afirmou.
Além dos projetos Frota Digital, assistente virtual Estela e iniciação à robótica, a Prefeitura apresentou ainda o investimento de R$ 45 milhões no sistema de semáforos inteligentes para desobstrução do trânsito na cidade; o Catalisa Gov, projeto de contratação aberta de obras públicas inovadoras em parceria com o Sebrae; o Inova Natal, que facilita a cooperação técnica com startups em busca de soluções inovadoras; o projeto de monitoramento climático; o robô Gold, usado na desobstrução de galerias e combate a ligações clandestinas; e a implantação de patinetes como nova alternativa de lazer e micromobilidade urbana.

