PF deflagra operação contra crimes de abuso sexual infantojuvenil no RN

 


A Operação Uiraçu teve as 22ª e 23ª fases deflagradas pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (18). As ações miram pessoas suspeitas de armazenar e compartilhar mídias com cenas de abuso sexual infantojuvenil na internet.

Foram cumpridos dois mandados de busca e apreensão nas cidades de Barcelona e Parnamirim. Durante o cumprimento das ordens judiciais, agentes apreenderam um celular e computadores. Os equipamentos passarão por perícia técnica para subsidiar as investigações da Operação Uiraçu.

Alerta da Polícia Federal

A Polícia Federal destacou que, embora o Estatuto da Criança e do Adolescente ainda utilize o termo “pornografia”, a comunidade internacional recomenda o uso de expressões como abuso sexual de crianças e adolescentes ou violência sexual de crianças e adolescentes. A nomenclatura evidencia a gravidade da violência sofrida pelas vítimas.

A corporação também reforça a importância de pais e responsáveis monitorarem e orientarem crianças e adolescentes no ambiente virtual. Abrir diálogo sobre riscos, ensinar o uso seguro de redes sociais e observar mudanças de comportamento são medidas essenciais para prevenir abusos.

A PF lembra que sinais como isolamento repentino ou segredo excessivo sobre o uso de celular e computador podem indicar situações de risco. Ensinar como agir diante de contatos inadequados e garantir que os jovens saibam pedir ajuda são passos fundamentais para proteger crianças e adolescentes.