Maré Foto Festival 2025 começa nesta quinta-feira (13) com exposições no Forte dos Reis Magos e no Complexo Cultural Rampa
Realizado pela Margem.Hub, o evento chega a sua 3ª edição com intensa programação: visitas guiadas às exposições, debates, lançamentos de fotolivros, feira de fotografia, oficinas, leitura de portfólio, projeções e shows musicais. O acesso é gratuito.
O MARÉ FOTO FESTIVAL 2025 começa nesta quinta-feira, dia 13 de novembro, com exposições no Forte dos Reis Magos e no Complexo Cultural Rampa. Realizado pela Margem.Hub, o evento chega a sua 3ª edição com programação ampliada: agora são 4 dias de atividades. Até o domingo (16), o público vai poder acompanhar visitas guiadas às exposições, debates, lançamentos de fotolivros, feira de fotografia, oficinas, leitura de portfólio, projeções e shows musicais. O acesso é gratuito.
[Confira a programação completa nos anexos]
Com o título “Fluxos e Confluências: retomar o rio, desarmar o forte”, a exposição no Forte dos Reis Magos é uma das grandes novidades na programação deste ano - e faz recordar as famosas ocupações artísticas do prédio, no final dos anos 1970. A coletiva reúne obras de 21 artistas selecionados a partir de convocatória nacional. A curadoria é de João Oliveira e Sanzia Pinheiro.
A exposição no Forte ficará aberta para visitação até o dia 26 de dezembro. Apenas durante os quatro dias do festival não será cobrado ingresso para visitação.
Mas é no Complexo Cultural Rampa que se concentra a maior parte da programação. A partir da mesma convocatória nacional, foi montada na Rampa a coletiva “Fluxos e Confluências: imagens germinantes”, também com curadoria de João Oliveira e Sanzia Pinheiro. Para as exposições, os dois tiveram que analisar mais de mil obras inscritas, de 255 artistas de todo o Brasil.
Outro destaque da programação é a mostra de projeções “Fluxos e Confluências: cartografias do amanhã”. A curadora convidada Maíra Gamarra (AL) selecionou trabalhos por meio de convocatória internacional. O tema é uma provocação para a imaginação de futuros possíveis — a partir das confluências entre territórios, corpos, memórias e modos de existir.
Também no Complexo Cultural Rampa, o público vai poder visitar a exposição de fotolivros “Territórios, Nordestes, Fabulações”, dos curadores convidados Everson Andrade (RN) e Rubens Venâncio (CE), que se debruçaram sobre acervos de fotolivros do Rio Grande do Norte e do Ceará.
Para facilitar o acesso do público aos dois espaços de exposição, a produção do Maré Foto Festival estará oferecendo serviço de transfer gratuito entre o Complexo Cultural Rampa e o Forte dos Reis Magos nos quatro dias do evento.
Encontros e trocas
É proposta do Maré Foto Festival fomentar o intercâmbio entre artistas, amantes da fotografia e interessados em geral. Além da mesa de abertura, encerrando o primeiro dia, quando os realizadores darão um panorama da edição deste ano, a programação de debates ainda conta com o Encontro de Festivais de Fotografia do Nordeste e um bate papo sobre poéticas da fotografia na contemporaneidade, com participação de Marília Oliveira (CE), Elisa Elsie (RN) e Takará (RN).
A feira de publicações e impressos, um dos espaços mais visitados do festival, vai estar repleta de novos trabalhos. Também estão confirmados lançamentos de 10 fotolivros, oriundos de seleção coordenada pela editora Deu Na Telha (RN), que estará com sua lojinha montada durante todo o evento.
Atividades formativas
Em sua 3ª edição, o Maré Foto Festival reafirma seu compromisso de oferecer atividades de formação para artistas e público em geral. Com esse objetivo, foram disponibilizadas quatro opções de oficinas para transmissão de conhecimentos técnicos e estéticos, totalmente gratuitas.
Outra atividade formativa importante, a leitura de portfólio propicia o contato com profissionais qualificados para análise crítica dos trabalhos levados pelos participantes, com indicação de possíveis caminhos para o desenvolvimento artístico.
Momento de celebração
Espaço de contemplação, debate, encontros, formação, o Maré Foto Festival também é o momento de celebração da fotografia potiguar. Todos os dias, o belíssimo pôr-do-sol do Complexo Cultural Rampa será acompanhado de trilha sonora especial: são as famosas Sunsets. Na quinta-feira, se apresenta o bloco de carnaval Aff Marias. Na sexta, é a vez do projeto Jazz no Bar de Nazaré. Sábado, DJ Samir anima o público, e domingo mais música com os DJs Martina e DRD.
O festival também conta com parceiros para comercialização de lanches e bebidas durante todo o festival, como Feijuca Vegan, Zito Pipocas, Molotov e Shirley Bebidas.
O Maré Foto Festival 2025 foi aprovado no Edital de Seleção de Projetos Multiculturais 02/2023, tem produção de Margem.Hub, apoio do Sebrae/RN, Complexo Cultural Rampa, Forte dos Reis Magos e realização de Fundação José Augusto, Secretaria Estadual da Cultura, Governo do Estado do Rio Grande do Norte, Lei Paulo Gustavo, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Serviço:
Maré Foto Festival 2025
De 13 a 16 de novembro
Complexo Cultural Rampa
Forte dos Reis Magos
Gratuito

