Instituto Metrópole Digital forma 144 idosos em cursos de inclusão digital

O Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) concluiu, neste semestre, a formação de 144 idosos em cursos voltados à inclusão digital, por meio do Projeto de Extensão Inclusão Digital para Idosos (ProEIDI). Desde sua criação, em 2018, a iniciativa já formou cerca de 1,3 mil participantes em todo o estado, já sendo inclusive referência nacional na área e inspirando a criação de um programa de incentivo à inclusão digital para idosos no Brasil, por meio da Sociedade Brasileira de Computação (SBC).

Neste semestre, o projeto ofereceu cinco cursos — Smartphone Básico, Smartphone Avançado, Computador, Pensamento Computacional e Inteligência Artificial — distribuídos em dez turmas. As atividades têm como objetivo promover a autonomia e a inclusão digital entre pessoas idosas, aproximando esse público do uso prático de tecnologias cotidianas e de ferramentas mais avançadas de raciocínio lógico e programação.

Segundo Isabel Dillmann Nunes, professora do IMD coordenadora do ProEIDI, o projeto promove um ambiente de troca intergeracional entre alunos e monitores.

“O ProEIDI 2025.2 proporcionou uma relação intergeracional de aprendizado, onde as pessoas idosas aprendem tecnologias, mas os monitores e professores da graduação aprendem empatia e a perceber as necessidades do outro — algo essencial para quem está aprendendo a desenvolver tecnologia”, destaca a docente.

Além de capacitar os idosos para o uso de aplicativos e ferramentas digitais, o projeto também introduz noções de programação e inteligência artificial, incentivando uma compreensão mais ampla sobre como essas tecnologias funcionam.

“Eles aprenderam a usar o celular no dia a dia, mas também a programar e entender como funcionam tecnologias como a inteligência artificial. Ou seja, não é só usar um aplicativo, mas compreender o que existe por trás dele”, explica Isabel.

Após oito semanas de atividades, o ProEIDI encerrou suas turmas com um momento de confraternização e reconhecimento dos participantes, que apresentaram resultados e compartilharam experiências sobre as transformações em suas rotinas.

“A cada final de semestre, ficamos com um sentimento de saudade, mas também de continuidade, pois muitos participantes seguem estudando, abrindo negócios ou se comunicando melhor com suas famílias”, relata a docente.

As próximas turmas do ProEIDI estão previstas para serem abertas em março de 2026.