Festival Cine Terreiro chega a Natal neste final de semana

O Projeto CINE TERREIRO tem por missão a preservação da memória e identidade das culturas de matriz indígena e afrobrasileira.  Em sua 5ª Edição, o Festival Cine Terreiro tem a honra de retornar ao Rio Grande do Norte, seu lugar de origem.

Em profunda reverência, o Festival homenageia nesta Edição a Cacica Francisca Tapuia Tarairiú, por sua notável liderança na luta e resistência em defesa dos Povos Originários.

Após passar por Mossoró e Jardim do Seridó, o  Festival chega a Natal, neste fim de semana, nos dias 28 e 29 de novembro, na Pinacoteca Potiguar.

A programação contará com a exibição das Mostras competitivas Mar - uma das mostras principais do Festival, com caráter competitivo e direcionada para realizadores não iniciantes, sendo composta por filmes contemporâneos, finalizados a partir de 2024 -  e a Mostra Potiguar - uma mostra especial do festival, com caráter competitivo e direcionada para filmes produzidos no Rio Grande do Norte, finalizados a partir de 2022. 

As Mostras do Festival Cine Terreiro serão premiadas com troféu confeccionado pelo artista plástico Guaracy Gabriel, além da premiação de R$ 2.000,00 para a Mostra Mar e R$ 1500,00 para as Mostras Grão e  Potiguara. As premiações serão anunciadas após o término do Festival.

A programação contará ainda com a oficina "Laroye: Exus, pombas - giras e cinema documentário", ministrada por Ewerton Belico - curador, educador, roteirista e diretor de MG.  A oficina irá discutir algumas das figurações dos Exus e pomba - giras no cinema documental brasileiro a partir de uma amostragem de curtas e médias metragens de diferentes décadas. Essa investigação toma essas entidades como marcadores possíveis das mudanças estruturais ocorridas nas religiões de matriz africana nas últimas décadas e de suas relações com o cinema.

O CINE TERREIRO 2025, em sua nova edição, é um encontro de esforços de realizadores do Rio Grande do Norte, tendo a produção de Ori Audiovisual, Cruzeiro Filmes, Bobox Produções, contando com apoio de Tets Studio. A edição deste ano do Festival CINE TERREIRO foi contemplada na Lei Paulo Gustavo, através de edital do Governo do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da Secretária Extraordinária de Cultura e da Fundação José Augusto, com recursos do Ministério da Cultura e Governo Federal.

 

PROGRAMAÇÃO:

Natal/RN - 28/11 e 29/11 - (Sexta-Feira e Sábado)

Local: Pinacoteca Potiguar 

- Oficina - "Laroye: Exus, pombas - giras e cinema documentário"

28/11 - 14h às 17h 

29/11 - 13h às 16h

- Link para inscrições

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSduRhELrctYYUelr4TZHtvSeUgXJNzPNUvrorMeGyyuKc47lg/viewform?usp=dialog 

- Mostra Potiguara + Mostra Mar

Dia 28/11-  18h às 21h

MOSTRA POTIGUARA

  • 1- Pupá, de Osani (RN) - 2024
  • 2- Iyá Luciene, Nascida do Fogo,  de Auana Câmara (RN) - 2025  
  • 3- Corraveara, de Julhin de Tia Lica (RN) - 2024
  • 4- Nhe'engara Potiguara Katu, de Anderson Figueredo (RN) - 2025 
  • 5- Consciências Vividas,  de Cadu Araujo (RN) - 2025  
  • 6- Pemba,  de Lourival Andrade (RN) - 2025  


MOSTRA MAR

  • 1- As Cantadeiras, de Silvia Ribeiro, Cintia Viana, Helena Tenderini, Amandine Goisbault (PE) - 2025
  • 2- ílú Ódárà - escola de atabaques, de Fagner Alisson da Silva (PB) - 2024
  • 3- Doné Conceição um poderoso testemunho de fé e resistência,  de Alexy Eloi e Nil Mendonça (RJ) - 2024 
  • 4- O Céu Não Sabe Meu Nome, de Carol AÓ (SP) - 2024 
  • 5- Ciclo,  de Karen Suzane (MG) - 2025  
  • 6- Noke Koi - A Festa de um Povo Verdadeiro,  de Sérgio de Carvalho e Alexandre Barros (AC) - 2025  

Mais informações: www.cineterreiro.com.br

@cineterreiro