Defesa Civil de Extremoz e Bombeiros combatem incêndio em área de vegetação na Praia de Pitangui por mais de 7 horas
A Defesa Civil de Extremoz e o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Norte atuaram, neste domingo (9), em um incêndio de grandes proporções em um área de vegetação seca localizado na Praia de Pitangui, em Extremoz, na Grande Natal.
As equipes foram acionadas pela manhã para atender a um chamado de incêndio em vegetação. Ao chegarem ao local, constataram que o fogo atingia uma área com grande acúmulo de resíduos, o que dificultava o combate direto às chamas.
Diante da gravidade da ocorrência, a Defesa Civil Municipal de Extremoz juntamente com o Corpo de Bombeiros, usaram máquinas para revirar o material em chamas e um carro-pipa com capacidade para 10 mil litros de água. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) também colaborou, disponibilizando um ponto de abastecimento para os bombeiros.
Após cerca de sete horas de trabalho ininterrupto e a utilização de aproximadamente 50 mil litros de água, o incêndio foi completamente controlado. A ação evitou que as chamas se espalhassem e causassem danos maiores ao meio ambiente e à comunidade local.
A Defesa Civil Municipal alerta para os cuidados com o uso do fogo, o tempo seco, clima quente e ventos fortes favorecem incêndios colocando em risco a biodiversidade relativa a plantas e animais, a integridade do solo, o patrimônio e a vida humana, além de configurar crime.
"Alertamos a população quanto ao risco da propagação violenta do fogo neste período crítico, inclusive estamos no alerta laranja quando há risco de incêndios em nossa região. Só nesse período no ano passado, superamos a marca de cem combate ao fogo em áreas de vegetação e esse ano os dados não são favoráveis a redução deste número", disse Jesus, da Defesa Civil de Extremoz.

