Previdência Complementar é tema de palestra para servidores

30/10/2025
Ser previdente é um dos gestos mais significativos de cuidado com o próprio futuro e o das pessoas queridas. Planejar a aposentadoria com antecedência vai muito além de pensar em finanças — é uma forma de garantir qualidade de vida, tranquilidade e autonomia nos anos em que o ritmo de trabalho diminui.
É sob esta ótica que a atual gestão da ALRN está oferecendo aos servidores comissionados e parlamentares o sistema de Previdência Complementar (AlernPrev). Sobre o tema, a coordenadora de Previdência Complementar da Casa, Alcilene Fernandes, fez uma explanação na manhã desta quinta-feira (30).
A palestra foi realizada no Salão de Eventos e contou com a abertura do diretor de Gestão de Pessoas, Thyago Cortez, a quem a coordenadoria da previdência está diretamente ligada. "Essa previdência foi um presente da atual gestão, com apoio dos demais deputados. O evento de hoje é muito importante e se soma aos eventos que vimos realizando pelo Dia do Servidor, como a sessão solene ontem (29), a corrida e caminhada, entre outros", afirmou o diretor.
Em sua explanação, Alcilene destacou o cuidado que todos precisam ter com a vida financeira futura, a fim de ter mais qualidade de vida. "A gestão da Casa teve o cuidado de proporcionar essa previdência complementar e é uma oportunidade para o servidor se planejar e se organizar financeiramente", ressaltou.
A coordenadora explicou o passo a passo para a adesão, que requer uma contribuição paritária. Outras vantagens são a flexibilidade para definição do quanto e quando contribuir, a dedução no imposto de renda, a cobertura em caso de invalidez ou falecimento, entre outras. A gestão da AlernPrev será através da BB Previdência e fiscalizada por órgãos oficiais, com total segurança, transparência e resultados reais.
Ao construir uma reserva previdenciária, o servidor se protege contra imprevistos e assegura condições para manter o padrão de vida que conquistou durante a vida ativa. Isso significa poder continuar realizando planos, cuidando da saúde, viajando ou apoiando a família sem depender exclusivamente dos benefícios públicos, que muitas vezes não acompanham o custo de vida ou o nível de despesas pessoais.
A previdência complementar, nesse contexto, surge como um instrumento estratégico. Ela permite que cada pessoa amplie seus recursos de forma planejada e segura, formando um patrimônio que será revertido em renda futura. Além disso, estimula uma cultura de educação financeira e de responsabilidade com o amanhã, ajudando a equilibrar consumo e poupança ao longo do tempo.
