PF prende homem em flagrante por armazenar vídeos de abuso sexual infantil no RN
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira 2, a 19ª fase da Operação Uiraçu, voltada ao combate ao armazenamento e compartilhamento de mídias com cenas de abuso sexual infantil na internet.
Em Afonso Bezerra, policiais federais cumpriram mandado de busca e apreensão e prenderam em flagrante um homem por armazenar vídeos de abuso sexual de crianças e adolescentes, crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). O celular apreendido será periciado para subsidiar as investigações em andamento.
O nome da operação remete ao Uiraçu, ave de rapina que ataca pequenos mamíferos, especialmente filhotes, simbolizando a ofensiva da PF contra predadores sexuais de crianças e adolescentes.
A Polícia Federal também reforçou a importância de adotar a terminologia correta ao se referir a esses crimes. Embora a lei use o termo “pornografia infantil”, a comunidade internacional recomenda a expressão “abuso sexual” ou “violência sexual contra crianças e adolescentes”, por traduzir com mais precisão a gravidade da violência sofrida pelas vítimas.
Além da repressão, a PF destacou a relevância da prevenção. Pais e responsáveis devem monitorar o uso da internet, dialogar abertamente sobre os riscos, orientar sobre o uso seguro de redes sociais, jogos e aplicativos e estar atentos a mudanças bruscas de comportamento, como isolamento e segredo em relação ao celular ou computador. A instituição ressalta que informação e diálogo são ferramentas fundamentais para proteger crianças e adolescentes de situações de abuso.