Dois trechos estão impróprios para banho no RN, conforme boletim

 


O Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) divulgou novo boletim de balneabilidade das praias nesta sexta-feira (5), identificando dois trechos impróprios para banho.

No total, 33 áreas foram monitoradas ao longo do litoral potiguar, com 31 pontos consideradas seguras e apenas duas apresentaram níveis de contaminação que comprometem a qualidade da água para o banho, segundo a mais recente análise semanal do Programa Água Azul. Os pontos críticos são em Foz do Rio Pirangi, no município de Nísia Floresta, e o trecho da Praia de Areia Preta, na altura da escadaria de Mãe Luíza, em Natal.

Confira todos os trechos considerados próprios para banho:

Em Nísia Floresta, estão liberadas para banho as praias de Tabatinga, Búzios (Rio Doce), Corais de Búzios (Pirambúzios), Pirangi do Sul (Igreja) e a Lagoa de Arituba. Já em Parnamirim, os pontos considerados próprios incluem o Rio Pirangi (Ponte Nova), Pirangi do Norte (APURN e Rua Augusto Severo Neto), Cotovelo (Restaurante Barramares) e o Balneário de Pium.

Em Natal, a balneabilidade foi aprovada em quase todos os trechos analisados, com destaque para as áreas de Ponta Negra (Morro do Careca, acesso principal, escadaria e Rua Manoel Santiago de Medeiros), Via Costeira (Cacimba do Boi e Barreira D’Água), Mãe Luíza, Miami (Relógio Solar), Praia dos Artistas (Centro de Artesanato), Praia do Meio (Quiosque 13), Forte e Redinha (nos pontos da Igreja, Barracas e Rio Potengi).

No município de Extremoz, todas as áreas monitoradas apresentaram boas condições para banho. Estão próprios os trechos da Redinha Nova (Espigão e Barraca Maresia), Genipabu (Barracas), Barra do Rio, Graçandu, Pitangui (Avenida Pitangui) e a Lagoa de Pitangui.

O monitoramento é realizado em conjunto pela Semarh e o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema). A avaliação leva em conta os níveis de coliformes termotolerantes presentes na água, indicativo de esgoto e outras fontes de poluição orgânica.