Programa "Prefeitura Itinerante" leva serviços essenciais a Serrinha, zona rural de São Gonçalo

A Prefeitura de São Gonçalo do Amarante realizou neste sábado (30) mais uma edição do programa "Prefeitura Itinerante", desta vez na comunidade de Serrinha de Cima, na zona rural do município. Durante toda a manhã, a população teve acesso a uma ampla gama de serviços oferecidos pelas secretarias do Centro Administrativo, aproximando ainda mais a gestão municipal da comunidade.

Na solenidade de abertura, o prefeito Jaime Calado destacou os avanços na comunidade e a importância do projeto: “Quando assumimos a gestão, encontramos a UBS em condições precárias e recuperamos totalmente a unidade, garantindo dignidade aos usuários e profissionais. Também melhoramos a Escola Municipal e hoje voltamos com todos os serviços essenciais através da Prefeitura Itinerante, aproximando cada vez mais a gestão do nosso povo”, afirmou.

A senadora e primeira-dama Zenaide Maia reforçou a relevância da iniciativa: “O homem do campo merece atenção especial. Serrinha tem até mais população do que algumas cidades menores, e estar aqui é garantir que essa comunidade receba o cuidado que precisa”, declarou.

Saúde, cidadania e inclusão

A Unidade Básica de Saúde da comunidade foi o ponto de atendimento médico, Odontológico, atualização do cartão de vacina, além da pesagem do Bolsa Família e outros serviços.

Na Escola Municipal Luiz de França, em frente à UBS, a população contou com diversos atendimentos, desde orientações jurídicas, emissão de documentos e renegociação de dívidas até atividades voltadas à juventude, como jogos de tabuleiro e eletrônicos. Também foram oferecidos serviços de habitação, defesa social, apoio ao empreendedorismo e orientações sobre abastecimento de água e tributação.

Cultura, esporte e lazer

A programação cultural e recreativa movimentou crianças, jovens e adultos. A Secretaria para Assuntos Extraordinários organizou uma gincana com muita diversão, alegria e premiações.

Houve também o concurso “A Mais Bela Voz”, promovido pela Cultura, e apresentações educativas do Grupo Teatro de Trânsito, coordenado pelo Demutran. No campo da agricultura, os moradores puderam se cadastrar para corte de terra, aquicultura familiar e receberam mudas frutíferas, bem como a entrega dos certificados do curso de operador de trator e implementos agrícolas. Também foram realizados cadastros para o Passe Livre PCD e a Carteira do Idoso, através da Secretaria do Idoso e Pessoa com Deficiência, além de atividades de leitura e alfabetização promovidas pela Secretaria Municipal de Educação. 

Enquanto isso, os Serviços Urbanos reforçaram a limpeza pública e a substituição de lâmpadas convencionais por LED no programa “Ilumina São Gonçalo”, garantindo mais segurança e eficiência energética para a comunidade.