Livro sobre as biografias de Belchior será lançado em Natal

 


O livro Belchior: a construção de um mito na literatura de cordel, do jornalista e pesquisador Alberto Perdigão, será lançado neste sábado (12), às 10 horas, no Ponto de Memória Estação do Cordel, no Centro Histórico. O autor falará sobre a poética de Belchior e autografará a obra no local.

O Ponto de Memória Estação do Cordel (Praça Padre João Maria – Centro Histórico) receberá, neste sábado (12) o jornalista e pesquisador cearense Alberto Perdigão para o lançamento de seu novo livro, Belchior: a construção de um mito na literatura de cordel (RDS, 2025, 308 páginas). O livro é o resultado de uma pesquisa sobre as biografias de Belchior publicadas em livros e em folhetos da literatura de cordel. O evento é aberto ao público.
O autor e a obra serão apresentados pelo poeta e militante dos direitos culturais, Nando Poeta. A ilustração da capa é uma xilogravura de Belchior, de autoria do norte-grandense Jefferson Campos. No encontro, Perdigão falará sobre a poética de Belchior, segundo os dois tipos de mídia analisadas. A obra foi lançada em Fortaleza e em Sobral, a cidade de nascimento do artista, depois em Brasília, Recife e João Pessoa. O livro custa R$70,00.


Livro
O livro analisa, pela primeira vez, as biografias de Belchior publicadas em nove livros e em dezenove folhetos da literatura de cordel. “Trago o que há de mais picante, impactante e surpreendente sobre a vida, a obra e a morte do Belchior constantes nessas publicações”, adianta Perdigão.


“O Belchior da mídia culta é um e o da mídia popular é outro, diferente e desconhecido até então”, explica o autor. “No folheto, Belchior é perdoado, santificado e eternizado num céu que muito próprio deste tipo de literatura”, completa. O livro que já foi lançado em Fortaleza e Brasília é um sucesso de público e de crítica.