Liga Contra o Câncer recruta pessoas pré-diabéticas para estudo sobre hábitos saudáveis

A Liga Contra o Câncer está participando de um estudo nacional focado na adoção de hábitos saudáveis como forma de prevenção à diabetes. A pesquisa é realizada pelo Instituto de Ensino, Pesquisa e Inovação (IEPI), que está recrutando pessoas com mais de 18 anos, que sejam pré-diabéticas e morem em Natal.

Através da pesquisa, a Liga pretende potencializar os seus serviços, já que o diabetes, especialmente o do tipo 2, configura-se em um fator de risco para o desenvolvimento de alguns tipos de câncer, como o de pâncreas. “Além disso, ampliamos a nossa oferta de saúde de uma forma geral, já que prevenir o diabetes significa também prevenir doenças cardíacas e tantas outras”, explica Kleyton Medeiros, gerente de pesquisa institucional da Liga Contra o Câncer e PhD em Ciências da Saúde, que está à frente do estudo em Natal.

O estudo faz parte do Programa de Prevenção de Diabetes (Proven-Dia) e, ao longo de três anos, vai acompanhar 53 pacientes atuando nas mudanças no estilo de vida para ajudar a prevenir a diabetes tipo 2. Há três tipos de modalidades de acompanhamento, desde um mais intensivo, no qual a pessoa precisa estar disponível para reuniões virtuais e para uma visita mensal à Liga, até um de forma totalmente remota. O convite para que a Liga participasse dessa ação nacional veio do Ministério da Saúde, por meio da Beneficência Portuguesa de São Paulo.

Segundo a Federação Internacional de Diabetes, a doença atinge cerca de 10% da população nacional (mais de 20 milhões de brasileiros), o que coloca o Brasil no 6º lugar mundial entre os países com mais pessoas com diabetes. “E isso traz consequências para o SUS, via pela qual a Liga atende 70% dos seus pacientes e pela qual temos o intuito de zelar”, completa Kleyton Medeiros.

As inscrições podem ser feitas por ligação telefônica ou pelo WhatsApp do número (84) 4009-5597, de segunda a sexta-feira, entre as 7h e as 18h.