Golpe: Dom João Cardoso é usado em vídeo com IA para pedir dinheiro, alerta Arquidiocese de Natal

 


A Arquidiocese de Natal divulgou um alerta sobre um vídeo falso que está circulando nas redes sociais e aplicativos de mensagens em que mostra o Arcebispo Metropolitano, Dom João Cardoso, solicitando uma adoção para o tratamento de uma criança. De acordo com a nota, as imagens foram criadas com Inteligência Artificial (IA).

"O vídeo em questão não foi gravado nem autorizado por Dom João Cardoso ou por qualquer organismo oficial da Arquidiocese. Ressaltamos que essa iniciativa é fraudulenta e orientamos veementemente que nenhuma doação seja realizada para a conta mencionada no referido conteúdo", destacou.

A Arquidiocese ainda repudiou o uso indevido da imagem do arcebispo e alertou os fiéis e a sociedade em geral para que não compartilhassem o vídeo. “Este é um ato criminoso e perverso, pois engana e manipula a boa-fé das pessoas valendo-se do tema da dor e do sofrimento alheio”, acrescentou.

Ainda segundo a Arquidiocese de Natal, as informações oficiais, inclusive campanhas solidárias e pedidos de contribuição, são divulgadas exclusivamente por meio do site oficial e pelas redes institucionais.