Extremoz é destaque nacional no UNICEF com projeto que transforma a educação pela conectividade

A educação de Extremoz, município da Grande Natal, vem ganhando projeção nacional graças a uma iniciativa que está revolucionando a forma como estudantes se relacionam com a escola: o projeto “#TerritóriosConectados”.  A experiência bem-sucedida da Escola Municipal Antônio Fabrício Caridade, na zona rural, foi destaque no canal oficial do UNICEF Brasil, mostrando como o acesso à conectividade pode ser ferramenta poderosa de aprendizagem e transformação social.

A iniciativa visa ampliar o uso das tecnologias de informação e comunicação como suporte pedagógico e reconectar alunos à escola por meio de algo que já faz parte do seu cotidiano: a internet e os dispositivos móveis. Em Extremoz, o projeto ganhou vida própria, engajando estudantes, professores e famílias em uma jornada de redescoberta da educação.

Entre os frutos mais expressivos está a criação do livro digital “Extremoz de Mil Histórias”, uma produção coletiva que resgata a memória do município através da perspectiva dos próprios alunos. No livro, é a cidade quem narra sua história, criando um elo afetivo e pedagógico entre os jovens e sua identidade local.

Conectando tecnologia e afeto

Para Sarah Silva, 17 anos, estudante do 9º ano, a experiência mudou sua relação com os estudos. Após anos de desinteresse, ela encontrou na nova escola, e especialmente no projeto, o estímulo que faltava: “Hoje eu tenho prazer em estudar. O “Territórios Conectados” me ajudou a entender que a tecnologia pode estar a favor da escola e do meu futuro”.

Essa mudança também foi sentida em casa, como relata a mãe da aluna, Priscila Rocha: “Ela agora estuda por conta própria, participa, está envolvida. Isso nunca tinha acontecido antes. É um alívio para nós, pais, ver esse crescimento”.

Outros estudantes, como Elizama da Silva, 15 anos, e Otoniel Rodrigues, 14, compartilham da mesma empolgação. Para eles, o projeto abriu portas, quebrou barreiras e expandiu horizontes. “A gente saiu de uma bolha e descobriu que pode usar a tecnologia de forma inteligente, para crescer e sonhar mais alto”, resume Elizama.

Mudança que também toca os educadores

O impacto não se limita aos alunos. Professores e gestores também estão entusiasmados. A coordenadora pedagógica Janaína Ramalho, com mais de 30 anos de docência, diz ter reencontrado o encanto de ensinar: “Eu estava contando os dias para a aposentadoria. Hoje, redescobri o prazer de estar em sala de aula. Ensinar voltou a ser um processo vivo, cheio de possibilidades”.

O diretor Charles Gadelha reforça o valor da iniciativa: “O projeto deu um novo propósito à escola. Alunos antes desmotivados passaram a ser protagonistas. Passamos a refletir mais sobre o nosso papel e como podemos ser melhores como instituição”.

Reconhecimento e expansão

No último mês de maio, representantes da Escola Antônio Fabrício Caridade participaram de um novo ciclo formativo do “#TerritóriosConectados”, realizado em Natal. A proposta agora é ampliar a visibilidade do livro digital e transformá-lo em um site interativo com recursos como gamificação, fortalecendo ainda mais a cultura digital dos estudantes.

Para Nayane Ramalho, auxiliar de coordenação, “a capacitação é essencial para nos mantermos atualizados, porque a escola precisa acompanhar a linguagem dessa nova geração, que é digital, conectada e rápida”.

Sobre o projeto

O Territórios Conectados é uma iniciativa do UNICEF que tem como objetivo garantir que toda criança esteja na escola e aprendendo, com acesso a conectividade de qualidade. Desde 2021, o projeto atua em estados como RN, CE, PE, MA e RR, sempre em parceria com organizações locais e com foco na inclusão digital, inovação pedagógica e fortalecimento das redes escolares.

Em Extremoz, o sucesso do projeto é mais um reflexo do compromisso da gestão municipal com a educação pública de qualidade, inclusiva, moderna e sensível às realidades do presente.