Prefeita Jussara Sales prestigia a instalação da Procuradoria da Mulher na Câmara Municipal de Extremoz
Durante a Sessão Solene realizada na tarde desta segunda-feira (26/05), na Câmara Municipal de Extremoz, a prefeita Jussara Sales enalteceu a criação da Procuradoria da Mulher no âmbito o Poder Legislativo, ressaltando o papel fundamental do novo órgão na defesa dos direitos e na ampliação do protagonismo feminino na sociedade.
A Procuradoria foi oficialmente implantada com o objetivo de fortalecer políticas públicas voltadas às mulheres, acompanhar denúncias de violência e atuar em parceria com os demais poderes e instituições para garantir o cumprimento de legislações específicas.
A sessão solene contou com a presença da deputada estadual e procuradora especial da mulher na Assembleia Legislativa do RN, Cristiane Dantas; da deputada Terezinha Maia; da ouvidora do MPRN e promotora de Justiça, Mariana Barreto; da Secretária da Mulher e Minorias de Extremoz, delegada Sheila Freitas; da Promotora de Justiça, Dra. Ana Jovina; das vereadoras Damares de Sales, Tatyani Oliveira, Eliane Carneiro e Michelle Góis; alem de outras autoridades.
A solenidade foi marcada por momentos de reflexão, celebração e comprometimento com uma agenda inclusiva e progressista.
Jussara Sales destacou a relevância da iniciativa: “A criação da Procuradoria da Mulher representa um avanço significativo na luta por igualdade e pelo respeito às mulheres extremozenses. Parabenizo a Câmara pela sensibilidade e compromisso com essa pauta.”
A prefeita também frisou que a Prefeitura Extremoz está aberta ao diálogo e à construção conjunta de ações que assegurem proteção, oportunidades e visibilidade às mulheres do município. Enfatizou que a gestão já realiza assistência as mulheres vítimas de violência doméstica com auxílio do aluguel social, apoio psicológico e assessoria jurídica, além da Casa Lílás, entre outros programas e que agora com a Procuradoria da Mulher instalada na Casa do Povo, o atendimento será ampliado por meio de parceria entre o Executivo e o Legislativo.
A Procuradoria passa a atuar como canal direto entre o poder público e a sociedade civil, sendo um instrumento de empoderamento e acolhimento às mulheres em situação de vulnerabilidade.
A Procuradoria da Mulher foi aprovada por unanimidade na Câmara de Extremoz, por meio de Projeto de Resolução nº 003/2025, de autoria dos vereadores Anderson Barbosa e Eduardo Motta.