Fraude à cota de gênero leva à cassação de chapa e inelegibilidade em São Paulo do Potengi

 


A Justiça Eleitoral determinou a cassação de toda a chapa do partido Solidariedade em São Paulo do Potengi/RN após confirmar uma fraude à cota de gênero nas eleições municipais de 2024.

De acordo com a decisão, Vanusa Cassimiro da Silva e Francisca Sandra Gomes da Silva foram registradas como candidatas apenas para simular o cumprimento da cota mínima de 30% de participação feminina. Na prática, não fizeram campanha e nem movimentaram recursos. A manobra foi reconhecida como fraude eleitoral.

Com isso, todos os votos do partido foram anulados, os registros dos candidatos cancelados, incluindo Chaui Bezerra Tavares Dutra (o único vereador eleito pela sigla) que teve o diploma cassado. As duas candidatas envolvidas também foram declaradas inelegíveis por oito anos.

Portal 96 FM