Empresas inadimplentes no Brasil batem recorde histórico
O número de empresas inadimplentes no Brasil alcançou um recorde histórico em março de 2025. Segundo levantamento divulgado pela Serasa Experian na quinta-feira (15), 7,3 milhões de negócios estão com dívidas em atraso, o que representa 31,9% das empresas ativas no país.
Além disso, o valor total das dívidas também bateu recorde: R$ 169,8 bilhões. Em média, cada empresa possuía 7,3 contas negativadas, com um valor médio de R$ 3.186,80 por débito.
O levantamento mostra que o setor de Serviços lidera com 53% das empresas inadimplentes. Em seguida, aparecem o Comércio (34,8%), a Indústria (8%), a categoria “Outros” — que inclui instituições financeiras e do Terceiro Setor — com 3,3%, e o Setor Primário, com 1%.
Em relação à origem das dívidas, os débitos contraídos com prestadores de serviços representam 31,6% do total. Já os bancos e cartões de crédito respondem por 20,7% das pendências financeiras.
Os estados com maior proporção de empresas inadimplentes são o Distrito Federal (40,9%), Alagoas (40,3%) e Pará (39,8%).
Segundo a economista Camila Abdelmalack, da Serasa Experian, a alta taxa de juros e o difícil acesso ao crédito são fatores determinantes neste cenário. “As pequenas empresas, em especial, enfrentam mais dificuldades, pois têm menos capital de giro e maior dependência do crédito bancário”, afirmou.
Ponta Negra News