Cinco trechos do litoral da Grande Natal estão impróprios para banho neste fim de semana
O boletim de balneabilidade publicado nesta sexta-feira 16 pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema) apontou que cinco trechos do Litoral da Grande Natal estão impróprios para banho.
O levantamento, realizado em parceria com o Laboratório de Análises Ambientais (LAA) da UFRN, avaliou 33 pontos de praias e rios nos municípios de Extremoz, Natal, Nísia Floresta e Parnamirim.
Os trechos considerados impróprios foram:
Foz do Rio Pirangi – Nísia Floresta
Rio Pirangi (Ponte Nova) – Parnamirim
Rio Pirangi-Pium (Balneário Pium) – Parnamirim
Praia de Areia Preta (Escadaria de Mãe Luíza) – Natal
Praia de Pitangui (Av. Pitangui) – Extremoz
A classificação de impróprio é determinada quando os níveis de coliformes fecais encontrados nas amostras ultrapassam os limites estabelecidos pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). Segundo os critérios utilizados pelos pesquisadores, a água é considerada imprópria se, em cinco análises consecutivas, dois ou mais resultados indicarem mais de mil coliformes fecais por 100 ml. Também é considerada imprópria se apenas a análise mais recente apresentar mais de 2.500 coliformes fecais por 100 ml.
A coleta e análise das amostras têm como base parâmetros microbiológicos para assegurar que os banhistas tenham acesso à informação sobre a qualidade das águas recreativas do estado.