Câmara de Extremoz instala Procuradoria da Mulher no Poder Legislativo Municipal

Em um dia histórico para o Poder Legislativo municipal e para as mulheres de Extremoz, foi instalada, na tarde desta segunda-feira (26), a Procuradoria da Mulher da Câmara Municipal. A proposição de autoria dos vereadores Anderson Barbosa e Eduardo Motta, será ponto de atendimento e acompanhamento às mulheres em situação de vulnerabilidade.

O novo órgão tem como objetivo contribuir com a rede de proteção já existente e garantir maior representatividade às mulheres de Extremoz. Também poderá receber, examinar e encaminhar aos órgãos competentes denúncias de violência ou de discriminação.

Durante a sessão estiveram presentes a prefeita de Extremoz, Jussara Sales; as deputadas estaduais Cristiane Dantas e Terezinha Maia; ouvidora do MPRN e promotora de Justiça, Mariana Barreto; procuradora estadual da Mulher, Magali Cristina; Secretária da Mulher e Minorias de Extremoz, Delegado Sheila Freitas; Promotora de Justiça, Dra. Ana Jovina; da psicóloga, Camila Rabusk; secretária de educação, Kátia Borba; secretária de saúde, Maria de Jesus; secretária geral, Geane Sales e as vereadoras Damares de Sales, Tatyani Oliveira, Eliane Carneiro e a vice-presidente, Michelle Góis, além de representantes da sociedade civil e ativistas pelos direitos das mulheres.

O Presidente do Poder Legislativo, Professor Anderson Barbosa,afirmou que a iniciativa se justifica pela crescente demanda por políticas públicas e ações afirmativas que visem à promoção da igualdade de gênero, o combate à violência contra a mulher e a garantia dos direitos das mulheres no município.

“A violência contra a mulher está aí todos os dias e é um problema social complexo e multifacetado, presente em todas as culturas. Não precisa estar dentro da delegacia, do Fórum, do MP, da Defensoria Pública, de um gabinete ou sala de atendimento para enxergar a epidemia de crimes contra a mulher que acontece todos os dias”, observou.

A criação da Procuradoria Especial da Mulher se mostra como uma medida de suma importância para fortalecer a atuação do Poder Legislativo Municipal na defesa dos direitos das mulheres. Eduardo Motta destaca que Procuradoria terá como objetivo principal atuar na defesa e promoção dos direitos das mulheres, bem como no combate à violência de gênero no âmbito do Município de Extremoz.

“A Procuradoria Especial da Mulher representa um marco na atuação da Câmara Municipal de Extremoz na defesa dos direitos das mulheres e seus filhos. A iniciativa demonstra o compromisso do Poder Legislativo com a causa da mulher, pois diante de tantos crimes, não podemos ficar de braços cruzados”, disse o vereador.

A Procuradoria da Mulher funcionará na Câmara de Extremoz e a presidente será a vereadora Michelle Góis.