Alexandre de Moraes ameaça prender ex-ministro Aldo Rebelo durante depoimento no STF
O ministro Alexandre de Moraes se irritou, nesta sexta-feira 23, com o depoimento do ex-ministro Aldo Rebelo no Supremo Tribunal Federal (STF). Rebelo foi chamado a depor como testemunha de defesa do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.
O caso ocorreu quando Rebelo pareceu relativizar acusações contra o militar, que teria dito que estava “à disposição” do então presidente Jair Bolsonaro (PT) para apoiar o plano de golpe, no fim de 2022.
“É preciso levar em conta que, na língua portuguesa, nós conhecemos aquilo que se usa que é a forca da expressão. A forca de expressão não pode ser levada de forma literal. Quando alguém diz ‘estou à disposição’, isso não pode ser lido de forma literal”, disse Rebelo.
Moraes então advertiu o depoente dizendo que ele não poderia interpretar a fala de Garnier na reunião, dado que não estava presente no encontro golpista.
“A minha apreciação sobre a língua portuguesa é minha. Não vou aceitar censura”, retrucou Rebelo. “Se o senhor não se comportar, vai ser preso por desacato”, disse Moraes.
Fonte: Veja