UFRN lança novo volume da Coleção Jornalismo Potiguar

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) lançou nesta quinta-feira (3) o e-book “Depoimentos para uma História da Imprensa Potiguar – Volume 2”, uma obra que reúne 19 entrevistas com jornalistas que marcaram a história da imprensa local, especialmente durante o processo de informatização das redações. O livro foi produzido por estudantes do curso de Jornalismo, sob orientação da professora Socorro Veloso.

Com 254 páginas e prefácio do jornalista Tácito Costa, o e-book também conta com a organização de Alice Andrade, Jadeanny Arruda e John Willian Lopes. O trabalho produzido pelos alunos não apenas agrega ao acervo histórico, mas também representa um marco na valorização do jornalismo local, sendo uma ferramenta essencial para a preservação da memória do Estado.

Acesse gratuitamente a obra

A obra, que pode ser baixada gratuitamente, faz parte da Coleção Jornalismo Potiguar, iniciada em 2017, e destaca o papel essencial do jornalismo na preservação da memória histórica e na construção da identidade potiguar. As entrevistas reunidas no volume 2 compartilham relatos pessoais de desafios vividos por jornalistas ao longo de sua carreira, além de prestar uma homenagem à jornalista Célia Freire, que faleceu em outubro de 2024.

Confira o livro na íntegra no https://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/63317

Evento de lançamento

O lançamento do e-book está agendado para a próxima terça-feira (8), às 19h, no auditório do Departamento de Comunicação Social, como parte da programação da Semana de Comunicação da universidade, que, nesta edição, tem como tema central: ‘A comunicação e as diversas lutas por memória, verdade e justiça’, e ocorrerá entre os dias 7 e 9 de abril.

A programação da Semana de Comunicação também contará com oficinas, minicursos, palestras, mostras audiovisuais e mesas-redondas, que discutirão a comunicação enquanto um direito humano, e as mídias, como espaços legítimos para sua efetivação, que podem ser potentes aliadas, mas também poderosas violadoras.