‘Se Ezequiel puder ser candidato a governador, terá nosso apoio’, diz Garibaldi à 98 FM

 


O ex-governador e ex-senador Garibaldi Alves Filho (MDB) voltou a defender, nesta quarta-feira (9), a candidatura do deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, ao Governo do Rio Grande do Norte nas eleições de 2026.

“Não tenha dúvida. Se ele puder ser candidato, ele teria o nosso apoio”, afirmou Garibaldi, em entrevista ao programa 12 em Ponto, da 98 FM.

Nos últimos dias, passou a ganhar força a possibilidade de Ezequiel Ferreira ser candidato a governador com apoio da governadora Fátima Bezerra (PT) e do atual vice, Walter Alves (MDB). Na terça-feira (8), em outra entrevista, Garibaldi sugeriu que Fátima e Walter renunciem no próximo ano para que Ezequiel assuma o Governo e seja candidato à reeleição já no cargo.

No entanto, a manobra é proibida. O Supremo Tribunal Federal (STF) já decidiu que, em caso de renúncia ou morte do governador e do vice, deverá haver eleição direta ou indireta para um mandato-tampão. Isto é, Ezequiel Ferreira não assumiria o governo de maneira automática com as saídas de Fátima e Walter Alves.

Na entrevista à 98 FM, Garibaldi reforçou que Walter Alves, seu filho, não pretende ser candidato à reeleição depois de assumir o governo em 2026, após renúncia de Fátima Bezerra – que precisa sair do cargo para disputar o Senado.

“Ele já disse que não vai ser. Eu não posso ter outra atitude se não compreender a atitude dele. Ele não deseja ser candidato ao Governo. A vontade é a dele. Para assumir uma responsabilidade como esta, ele quem decide realmente. Eu acho que ele não deve se deixar levar por influência de ninguém, nem do pai dele. Ele quem deve decidir. Sou a favor dele. O que ele decidir, está decidido”, afirmou o ex-governador. 

98 FM