Que calor é esse? O que explica as temperaturas elevadas em Natal e no RN
"Que calor é esse?". É bem provável que você tenha falado ou ouvido alguém falar essa frase - ou alguma semelhante - nos últimos dias. E, na verdade, os dias estão mais quentes. É o que confirma o meteorologista Gilmar Bristot, chefe da unidade de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn).
“Realmente, as temperaturas estão um pouco acima do normal, porque não está chovendo. Estamos no período chuvoso no Nordeste, mas as chuvas estão abaixo do normal.
De acordo com o especialista, os próximos dias também deverão ser de calor, apesar de haver previsão de chuva. "As temperaturas estão acima do normal e devem continuar nos próximos dias. As especificações indicam chuvas em pouca quantidade. A umidade está alta e isso contribui para que a sensação térmica seja um pouco acima do normal", completou.
Em Assú, cachorros foram flagrados dentro de uma agência bancária aproveitando o ar condicionado do local. A cena viralizou nas redes sociais. Aqui em Natal, a reportagem da TV Tropical foi às ruas para ouvir o que as pessoas estão achando do calor na cidade. Segundo a Emparn, a temperatura máxima até o fim da semana deve superar os 30ºC.
"Tem que se hidratar, água, água de coco", disse uma vendedora. "Está tão quente que, lá no interior, meu parente derreteu um dente de ouro que tinha na boca. Com medo do dente aqui, eu estou tomando uma cervejinha", brincou um popular.
Conforme análises da Emparn, há possibilidade de chuva em Natal para o próximo dia 22. No entanto, Bristot apontou uma imprevisibilidade. "Vamos ver se realmente acontece isso, porque a gente tem observado que o modelo faz a previsão e depois vai adiando o início dessa chuva. Ela marca para dia 22, mas a chuva só cai dia 22. Então, a atmosfera é muito imprevisível exatamente por conta desses bloqueios que estão acontecendo", explicou o meteorologista. Portal da Tropical