De autoria do vereador Anderson Barbosa, Câmara aprova PL sobre turismo religioso e “Drink La Penha” em defesa das mulheres na sessão desta quinta (24)

O presidente da Câmara de Extremoz, vereador e professor Anderson Barbosa teve três Projetos de Lei aprovados na sessão desta quinta-feira (24/04).

O projeto de Lei nº 036/2025 que obriga estabelecimentos comerciais como lanchonetes, bares, casas noturnas e restaurantes a fixarem cartazes informando a disponibilidade do “Drink La Penha”. É uma forma de auxiliar as mulheres que se sintam ameaçadas ou coagidas por outra pessoa a denunciarem.

Anderson Barbosa explicou que a proposta objetiva promover instrumentos de auxílio para as mulheres em situação de violência, pois é mais um mecanismo para ajudar a protegê-las, diante de tantas atrocidades a que muitas são submetidas. A medida batizada de “Drink La Penha” trata-se de um falso drink que no decorrer do pedido feito pela mulher que sente em risco de agressão ou abuso, sinaliza aos funcionários do estabelecimento que precisa de ajuda. Com o uso do código ela pode ser retirada do local com ajuda de acompanhante e fazer queixa policial.

“A mulher que sai de casa para curtir, para se divertir, não significa que ela está em busca de homem, mas sempre tem aquele indivíduo para assediá-la. Por isso o “Drink La Penha” vai ajudar a coibir esse tipo de elemento”, expressou o vereador.

Outro importante Projeto de Lei aprovado foi de nº 035/2025 que visa impulsionar o turismo religioso em Extremoz. O PL institui um Corredor Histórico-Religioso, Cultural e Paisagístico, tem como objetivo estimular a circulação turística em locais de interesse histórico, religioso, cultural e paisagístico

"Muitos locais que representam importante legado artístico e arquitetônico de religiões e crenças são compartilhados pelos interesses dos turistas. Todo esse contexto de atividades, atrelado ao potencial turístico de Extremoz, revela-se como um propulsor de desenvolvimento capaz de alavancar as atividades econômicas circundantes ao turismo religioso", pontuou Anderson Barbosa.

E por fim, outro Projeto de Lei, o de nº 026/2025 dispõe sobre a implantação de lixeiras em todas as praias e locais de grande fluxo de pessoas.

Para o parlamentar, essa medida irá evitar o excesso de poluição. “Diante da grande quantidade de lixo deixado no chão das praias, principalmente após finais de semana e feriados, é de grande importância que sejam colocadas lixeiras nestes locais para coibir a prática de jogar lixo na área em questão e proteger o meio ambiente”, explicou o vereador.