Cidade portuguesa Estremoz e brasileira Extremoz são “irmãs”, uma ligação umbilical com 500 anos

 


A cidade alentejana de Estremoz e a brasileira Extremoz formalizaram esta quarta-feira (30/04), o acordo de geminação, tornando-se assim cidades “irmãs”, com o objetivo de reforçar a cooperação em diversas áreas entre os dois lados do Atlântico.

A assinatura decorreu na sessão de inauguração da 37ª edição da FIAPE, a Feira Internacional de Agropecuária de Estremoz, em Portugal, onde se encontra a comitiva de Extremoz brasileira, liderada pela Prefeita Jussara Sales por convite da povo português. 

José Daniel Sadio, Presidente da Autarquia estremocense destacou o laço histórico existente entre as duas cidades, proveniente do Século XVI, fruto da ação de um estremocense, da família Gama.

Esta “ligação umbilical” justifica que se aproveite esta oportunidade, especialmente no setor comercial, entre outras, como o turismo, restauração, agricultura ou vinhos.

Esta união, reforça o Autarca “realça a ligação entre as duas cidades, uma história com 500 anos, um legado que ambas querem respeitar”.

Jussara Sales, Prefeita de Extremoz, em declarações aos jornalistas portugueses, adiantou que “este processo de geminação veio unir ainda mais a cultura, a história e investimentos das duas cidades.” Acrescentou “Nós precisamos conhecer o passado, viver o presente e planejar o futuro e este planejamento será feito em conjunto.”

Fonte: Texto e foto: radiocampanario.com