Três em cada dez brasileiros são obesos no Brasil, aponta relatório

 


De acordo com pesquisa, 31% da população adulta brasileira está obesa. É o que aponta a Federação Mundial da Obesidade (World Obesity Federation – WOF) nos dados divulgados nesta segunda-feira (3) pelo Atlas Mundial da Obesidade 2025.

Ainda segundo o documento, mais de um bilhão de pessoas vivem com obesidade no mundo, e esse número pode ultrapassar 1,5 bilhão até 2030 se medidas urgentes não forem adotadas (veja mais detalhes abaixo). As projeções indicam que 68% dos brasileiros terão sobrepeso – Índice de Massa Corporal (IMC) – em 2025. Até 2030, o número de adultos acima do peso no país poderá chegar a 119 milhões.

Os dados são alarmantes, mas não são surpreendentes, na visão da Cynthia Valério, diretora da Associação Brasileira para Estudo da Obesidade e Síndrome Metabólica (ABESO) e membro da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM).

A obesidade não é apenas uma questão individual, mas um reflexo de fatores ambientais, sociais e econômicos. Em 2021, o Brasil registrou 60.913 mortes prematuras associadas a doenças crônicas ligadas ao IMC elevado, como diabetes tipo 2, doenças cardiovasculares e câncer. Essas condições resultaram em 1,7 milhão de anos de vida prejudicados, impactando significativamente a economia e a saúde pública do país.

Além disso, a obesidade infantil também preocupa, com 12,9% das crianças entre 5 e 9 anos já apresentando excesso de peso. Cynthia ressalta que as crianças e adolescente representam as faixas-etárias mais vulneráveis aos danos da obesidade.