Conselho de Cultura pede arquivamento de projeto que muda nome da Ponte Newton Navarro para Wilma de Faria
O Conselho de Cultura do Rio Grande do Norte pediu nesta segunda-feira (17) o arquivamento do projeto de lei que quer mudar o nome da Ponte Newton Navarro para homenagear a ex-governadora Wilma de Faria. Na avaliação do conselho, a possível mudança do nome seria um “gesto de desatenção à grande figura de Newton Navarro e à cultura potiguar em geral”.
O Conselho de Cultura é um órgão formado por artistas e demais pessoas da sociedade civil, que prestam assessoria ao Governo do Estado em questões culturais.
Em nota publicada nas redes sociais, o conselho afirma que o projeto “não se coaduna com a dignidade da homenagem que foi prestada à memória do grande escritor, pintor e poeta, aliás, por ato de vontade da própria ex-governadora Wilma de Faria.”
“A professora Wilma de Faria legou uma história de vida pública que merece ser reverenciada permanentemente, inclusive dando nome a alguma grande obra, na dimensão dos seus feitos em prol do Rio Grande do Norte. Mas essa deferência não pode ser prestada em desdouro ao nome de Navarro, repita-se, por ela própria escolhido para batizar a ponte, reconhecendo que o artista pintou e celebrou Natal, o Rio Potengi e a Redinha, prenunciando com a sua escrita e os seus pincéis o que depois se transformou em notável e útil estrutura que orgulha a arquitetura brasileira”, acrescentou o conselho.