Papa Francisco recebe extrema-unção e está “no fim da vida”, afirma imprensa italiana

 


O estado de saúde do papa Francisco tem gerado grande preocupação após a mídia italiana divulgar que o pontífice, de 88 anos, recebeu a extrema-unção – também conhecida como unção dos enfermos. O Vaticano, no entanto, não confirmou a informação oficialmente.

De acordo com o jornal Il Giornale d’Italia, fontes internas afirmaram que “o papa Francisco está morrendo” e usaram expressões como “está no fim da vida” para descrever sua condição. Segundo a publicação, o líder da Igreja Católica enfrenta uma pneumonia bilateral e seu quadro de saúde é considerado delicado.

A reportagem também destaca que Francisco, que tem apenas um pulmão desde jovem, resistia a buscar atendimento médico com frequência, o que teria agravado sua condição. Diante da gravidade da situação, a enfermeira responsável por seus cuidados teria sido substituída por duas freiras.

Apesar das especulações, o Vaticano divulgou um comunicado na última terça-feira 18 informando que o papa realizou uma tomografia do tórax e apresentou sinais de melhora. Segundo a Santa Sé, Francisco já consegue se levantar e sentar e mantém o bom humor, apesar das dificuldades.