Professor Adriano Henrique e Mestre Caio recebem o título de Doutor Honoris Causa na Câmara Municipal de Natal

 


Na manhã do dia 6 de dezembro de 2024, na Câmara Municipal de Natal, dois ativistas culturais da cidade de Extremoz, o Mestre de Capoeira Caio Marcelo dos Anjos Verás e o Professor de Capoeira Adriano Henrique de Araújo Lima, receberam o título de Doutor Honoris Causa. 

A honraria foi concedida pela Faculdade Febraica, em parceria com a Ordem dos Capelães do Brasil (OCB), em reconhecimento às suas destacadas contribuições na promoção da educação, cultura, ações sociais, causas humanitárias e religiosidade. 

O trabalho de Mestre Caio, que há décadas utiliza a capoeira como ferramenta de transformação social, e do Professor Adriano, que promove inclusão através de seus projetos culturais, exemplifica a relevância de suas atuações em Extremoz. A homenagem também contempla líderes governamentais, institucionais, civis e militares com notórios saberes.

Mestre Caio Marcelo dos Anjos Verás desenvolve, há muito tempo, trabalhos de responsabilidade social com a capoeira. Foi em 1997 que o Professor Adriano Henrique de Araújo Lima iniciou sua trajetória na capoeira sob a orientação do Mestre Caio, na Vila de Ponta. Em 2009, Mestre Caio mudou-se para a cidade de Extremoz, onde começou a desenvolver um projeto cultural socioeducativo no bairro São Miguel Arcanjo, que permanece ativo até hoje.

Atualmente, o Professor Adriano treina com o Professor Kafu na Escola de Capoeira Angola Canzua e conduz um projeto cultural com famílias atípicas, utilizando a capoeira e a cultura como ferramentas de inclusão, realizado nas ruas da Igreja São Miguel Arcanjo.