Obra que resgata a tradição das benzedeiras, parteiras e umbandistas será lançada quinta (31)
Maria Ferreira da Costa, mais conhecida como Dona Lourinha, foi uma mulher potiguar à frente do seu tempo, apesar da invisibilidade imposta às mulheres pela sociedade da época. Sua biografia está sendo narrada pela neta Josimey Costa, professora, poetisa e escritora.
A obra será lançada pela Editora Escribas, financiada pela Seleção Pública de Emergência Cultural Nº 025/2023 – Lei Paulo Gustavo de Apoio às Áreas Culturais pela Lei Paulo Gustavo, por meio da Prefeitura de Natal e Governo Federal.
Na história contada por sua neta, Dona Lourinha é mãe, avó, bisavó, costureira, bordadeira, parteira tradicional, rezadeira, catimbozeira, umbandista, líder mística e artista plástica. Sua biografia se confunde com a das mulheres de origem popular nordestinas, mas também se distingue delas por sua trajetória na esfera pública, apesar das adversidades financeiras e dos valores dominantes em uma sociedade patriarcal.
"Ser a neta que conta suas histórias é revolver as entranhas da minha memória afetiva para narrar aquilo que possa interessar a outras pessoas", afirma Josimey. "Muitas vezes, eu quis deixar de lado essa tarefa e manter minha avó só para mim, naquele lugar íntimo e protegido que sustenta nosso espírito em momentos difíceis", ressalta a autora. "Levei mais de 30 anos para ter a coragem e a objetividade necessárias para escrever sobre sua vida, que é a minha também, da minha família e de pessoas que conviveram com ela", diz.
Serviço
Lançamento do livro "A ancestral - Dona Lourinha e suas histórias"
Quando: Quinta (31/10)
Horário 18h
Local: Palavraria Livros - Shopping Natal Sul (Av. Prudente de Morais, 3857, Lagoa Nova, Natal)