Governo Federal abrirá licitação para desenvolver 'whatsapp' nacional

 


A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) vai anunciar uma licitação para contratar um serviço de troca de mensagens por celular, semelhante ao WhatsApp, mas com foco em comunicação corporativa. De acordo com o presidente da agência, Ricardo Capelli, essa nova plataforma será inicialmente restrita aos servidores da ABDI e funcionará como um teste para um projeto futuro que poderá ser expandido para todos os órgãos federais.

A iniciativa de criar um serviço próprio de mensagens antecede o atual conflito entre o Supremo Tribunal Federal (STF) e a Rede X (antigo Twitter), do bilionário Elon Musk. Recentemente, o ministro Alexandre de Moraes suspendeu o funcionamento da Rede X no Brasil, alegando que Musk descumpriu ordens de censura.

Capelli destacou que a ideia de desenvolver um sistema de mensagens interno surgiu após as revelações de que a então presidente Dilma Rousseff, ministros e outras autoridades do governo brasileiro foram espionados pela Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos. A criação da nova plataforma visa garantir a segurança e o sigilo das comunicações governamentais, evitando a interceptação de mensagens por terceiros.