Brasil enfrenta nova onda de calor pela 7ª vez no ano
Pela sétima vez neste ano, o Brasil está enfrentando uma onda de calor. O alerta, publicado pelo Climatempo, aponta um cenário extremamente seco e com umidade do ar muito baixa, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste com uma média de 5ºC acima do normal.
Essa onda foi iniciada ainda na última segunda-feira (23) e se estende até a sexta-feira (27). No Nordeste, o Rio Grande do Norte será um dos estados com menos chance de impacto, mas isso não descarta as altas temperaturas dos próximos dias.
De acordo com Gilmar Bristot, chefe da unidade de meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do RN (Emparn), o estado já vem apresentando temperaturas acima de 38ºC, então quando a onda de calor começar a chegar na região já terá perdido as características iniciais. “Ela pode trazer consequências, mas eu não acredito que nós teremos ondas de calor como tivemos ano passado”, diz.
Assim como as demais ondas de calor notificadas durante este ano, um bloqueio atmosférico vem se estabelecendo na região central do Brasil, intensificando a massa de ar quente, que impede a formação de nuvens carregadas e dificulta a passagem de frentes frias, equivalendo a um favorecimento do calor extremo.
Essa onda de calor terá quebras durante o decorrer dos dias em algumas regiões, como Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e o oeste do Paraná, impactadas pela chegada das instabilidades. Segundo o Climatempo ainda existirá possibilidade de prolongamento do fenômeno.
Já no Rio Grande do Norte, as altas temperaturas estão associadas ao período do ano, que comumente apresenta uma elevação na média.
Com informações Tribuna do Norte