Vacinação contra a dengue segue disponível para o público entre 10 e 14 anos em Natal

 


A vacinação contra a dengue segue disponível para o público com idades entre 10 e 14 anos em Natal. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal reforça que são necessárias duas doses do imunizante para completar o esquema vacinal, e convoca pais e responsáveis a levar as crianças e adolescentes a um dos pontos de vacinação para garantir a imunização contra a doença. O imunizante utilizado é o QdeNga.

Ainda segundo a secretaria, é importante respeitar os três meses de intervalo entre a primeira e a segunda aplicação do imunizante. Passados os 90 dias desde a primeira vacina, crianças de 10 a 14 anos devem comparecer a um dos pontos de vacinação para receber a segunda dose da vacina.

A chefe do Núcleo de Agravos Imunopreveníveis (NAI), Veruska Ramos, ressalta que muitas pessoas já completaram o intervalo necessário entre as doses, mas não procuraram um dos pontos para receber a dose complementar. “Atingimos o número de aproximadamente 23 mil pessoas imunizadas com a primeira dose. Deste total, cerca de 7.401 já podem retornar para a segunda dose. Então fazemos um alerta para que a população compareça a um dos pontos para buscar a D2”, comenta.

Para a população que se imunizou com a ampliação temporária do público, é preciso procurar pontos de vacinação próximos à sua residência para realizar o reforço da dose. “É importante ressaltar que as pessoas vacinadas com a primeira dose durante a ampliação, ao comparecer nas salas para vacinação, identifiquem que vieram em busca da segunda dose, já que se encontram fora do público alvo.”, reforça Veruska.

Pontos de vacinação

A vacina contra a dengue está disponível nas Unidades Básicas de Saúde de Natal, que funcionam de segunda a sexta-feira das 8h às 12h e de 13h às 15h, ou em um dos pontos extras localizados no Shopping Midway Mall e Partage Norte Shopping, no horário de 13h às 20h na semana, e das 15h às 20h aos sábados. Para a imunização é necessário portar documento de identificação, caderneta de vacinação e comprovante de residência de Natal.