Retirada do ar de números da Quaest não vai mudar em nada os resultados que repetem a liderança de Carlos Eduardo em 53 pesquisas

 

A coligação do candidato a prefeito de Natal, Paulinho Freire, pediu, e a justiça acatou, mandando a InterTV Cabugi tirar do ar todas as publicações referentes ao resultado da pesquisa Quaest, encomendada pela emissora afiliada da Rede Globo.

A justificativa é que no relatório da pesquisa apresentada ao TRE não constavam os nomes dos bairros pesquisados, e sim um código do IBGE.

Uma estratégia que qualquer candidato costuma fazer para tentar desqualificar pesquisas que não são encomendadas por eles e publicadas do jeito que eles querem.

Tirar essa pesquisa do ar não vai mudar em nada o cenário político de Natal. Trocar código de IBGE por nome de bairro não vai alterar em nada o resultado, porque o resultado que incomoda o adversário, é repetido por outros institutos que colocam os nomes dos bairros.

A decisão da justiça é uma decisão técnica; o resultado político continua o mesmo. O candidato Carlos Eduardo lidera 100% das 53 pesquisas feitas até agora em Natal sobre o pleito de outubro próximo.

Tirar uma pesquisa do ar, mas deixar as outras 52, não vai aumentar um voto sequer à coligação insatisfeita com o desempenho do seu próprio candidato.

Se quiser fazer barulho e efeito, a coligação insatisfeita teria que apelar para a justiça anular 53 pesquisas, e isso não vai acontecer.

Com ou sem nome de bairro, com ou sem código de IBGE, os números serão os mesmos.

Tentando justificar que o nome de bairro importa, a coligação do candidato Paulinho Freire joga na mídia que na zona Sul de Natal, Paulinho Freire e Carlos Eduardo estão empatados....

Mas desde quando a zona Sul elege um prefeito em Natal?

Realidade que grupos políticos não gostam de ouvir...


Blog Thaisa Galvão