Canteiro de obras da engorda de Ponta Negra recebe primeiros equipamentos
A empresa DTA Engenharia começou a instalar nesta terça-feira (20) os primeiros equipamentos para realizar a obra da engorda da Praia de Ponta Negra. A vencedora da licitação iniciou a montagem da tubulação necessária para anexar a draga e a sinalização marítima. A draga em si deverá chegar a Natal nos próximos dias.
“Com essa primeira etapa finalizada, partiremos para os serviços no aterro, mas isso até a primeira semana de setembro. Depois da obra iniciada, faremos tudo em até 95 dias, com mais de 11 mil metros por dia de areia jorrada para a beira da praia e no final com mais de 1 milhão de metros cúbicos colocados na praia”, explicou o secretário municipal de Infraestrutura, Carlson Gomes.
No último dia 13, o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente do Rio Grande do Norte (Idema-RN) atualizou a licença emitida em 23 de julho e permitiu que a obra da engorda seja iniciada imediatamente. As 83 condicionantes previstas na primeira licença permanecem no documento, mas a prefeitura ganhou mais tempo para juntar relatórios complementares.
Obra
A engorda de Ponta Negra consiste no alargamento na faixa de areia da praia, com até 50 metros na maré cheia e 100 metros na maré seca. A intervenção é considerada fundamental para frear o processo de erosão que atinge o Morro do Careca, principal cartão-postal da cidade.
A engorda será feita a partir de uma retirada de areia submersa trazida de uma jazida em alto mar para Ponta Negra. A obra vai custar mais de R$ 73 milhões e será realizada pelo consórcio formado pelas empresas DTA e AJM.