Uern conquista 3.580 vagas no Programa Universidade Aberta do Brasil

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern) conquistou 3.580 vagas no edital 25/2023 CAPES, que diz respeito à Universidade Aberta do Brasil (UAB). Este resultado final, divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), representa um importante marco para a instituição e a comunidade acadêmica.

Das vagas conquistadas, 1.200 são destinadas a cursos de especialização e 2.380 a cursos de graduação, ampliando significativamente as oportunidades de formação superior oferecidas pela Uern. Esta expansão significa a diversificação e a qualidade dos cursos oferecidos, reforçando o papel da Uern como uma instituição de ensino comprometida com a formação de qualidade e o desenvolvimento social e econômico do Estado.

“A Uern tem se tornado uma instituição parceira do Governo Federal para atingir as metas do Plano Nacional de Educação nas matrículas no Ensino Supeior. A Universdidade retorna a todas as regiões do Estado e, dessa vez, com cursos novos para atender as demandas contêmporaneas da sociedade. A Uern não está medindo esforços para oferecer educação superior gratuita e de qualidade para o povo potiguar. Essas vagas conquistadas demonstram a capacidade institucional de articulação com as políticas públicas de formação de professores”, declarou o professor Giann Mendes Ribeiro, diretor de Educação a Distância e coordenador da UAB/UERN.

O professor Giann Mendes acrescenta que mais 300 vagas foram conquistadas pela Uern em dois cursos de especialização – Ensino de Geografia e Inovação Educacional em Competências Digitais. Esse resultado está previsto para ser publicado em aditivo no dia 27 de junho, pela Capes. Com isso serão ofertadas 3,880 novas vagas para a Uern.