Setores de economia debatem turismo, empreendedorismo e acesso ao crédito em Natal

 


Representantes do governo estadual, de instituições financeiras, parlamentares e empresários se reuniram em Natal nesta quinta-feira 23 para discutir o potencial do setor do turismo no Rio Grande do Norte, a força do empreendedorismo e os obstáculos que ainda precisam ser superados no acesso ao crédito.

O “Fórum Debate para o Desenvolvimento” acontece no auditório do Sebrae nesta quinta. João Hélio Costa, diretor executivo do Sebrae-RN, destacou a importância do turismo para o estado e o crescimento do setor.

“Sendo uma das principais atividades econômicas no RN, o turismo é estratégico para nosso estado. Segundo dados fornecidos pela Receita Federal, de 2019 até 2024 o número de pequenos negócios do setor turístico aumentou de 37.527 para 64.351, representando uma expansão de 71,74%. Mesmo em tempos de pandemia, o crescimento anual consta de 14%” disse

Ainda em relação ao ramo turístico, o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Roberto Serquiz, fez uma reflexão para o mundo dos negócios e chamou a atenção para as micro e pequenas empresas.

“O campo que os senhores tem para trabalhar é promissor, mas ele só vai chegar a ser espetacular e maravilhoso se atender ao seu objetivo final, que é apoiar o desenvolvimento de estado dando suporte aos micro e pequenos empresários.”

Cada parlamentar aproveitou o momento para ressaltar a importância do setor turístico para o Estado e o papel social da atividade no RN. No entanto, foram destacados alguns contratempos em relação ao microcrédito. “Muitos micro e pequenos empresários ainda não obtêm o acesso devido as desigualdades sociais”, afirmou Celso Pansera, presidente da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE)

Celso também salientou a importância do Estado na economia e desenvolvimento do país. “Quando a economia não é funcional e há um grande momento de crise humanitária, você não tem a quem socorrer senão o Estado […] O país é desigual e necessita da presença do Estado para seu desenvolvimento, precisamos falar sobre crédito e financiamento, falar com diretores que têm muito a oferecer a população e criar um novo momento para a economia nacional. A Região Nordeste tem muito a oferecer para o Brasil”.

O “Fórum Debate para o Desenvolvimento – O Poder Transformador das Microfinanças e do Turismo e o Papel das Instituições Financeiras de Desenvolvimento na Geração de Impacto Social”, é uma iniciativa da Associação Brasileira de Desenvolvimento (ABDE), da Agência de Fomento do Rio Grande do Norte (AGN) e do Sebrae, com apoio da Frente Parlamentar Mista de Apoio ao Sistema Nacional de Fomento para o Financiamento do Desenvolvimento (FPSNF).