Governo demite Jean Paul Prates da presidência da Petrobras

 

Em uma tarde de despedida, Prates se reuniu com seus diretores para comunicar a decisão e anunciou que Magda Chambriard será a nova presidente da Petrobras, disse reportagem do jornal carioca.

Magda Chambriard é uma figura conhecida no setor de petróleo, tendo atuado como diretora-geral da Agência Nacional de Petróleo (ANP) durante o governo de Dilma Rousseff. Sua nomeação para o cargo de presidente da Petrobras foi recebida com expectativa e interesse por parte dos especialistas do setor.

A saída de Prates ocorre em meio a um período conturbado para a empresa. Nos últimos meses, o CEO enfrentou uma série de disputas internas no governo, entrando em conflito com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, e com o ministro da Casa Civil, Rui Costa. Esses desentendimentos geraram um clima de instabilidade dentro da Petrobras e levaram à especulação sobre a permanência de Prates no cargo.

Em abril deste ano, o presidente Lula chegou a convidar Aloizio Mercadante, presidente do BNDES, para assumir a liderança da petroleira. No entanto, após avaliar os cenários e considerando o apoio do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), decidiu-se pela permanência de Prates. Essa decisão foi divulgada em nosso blog e recebeu ampla repercussão.

Fonte: O Antagonista