Brasil está entre países com a pior taxa de saúde mental

 


Uma pesquisa realizada pela plataforma Neurotech Sapien Labs mostrou que o Brasil tem a quarta pior taxa de saúde mental do planeta. O país recebeu a nota 53, de um total de 110, ficando na frente apenas da África do Sul (50), Reino Unido (49) e Uzbequistão (48).

O ranking The Mental State of the World mapeia a qualidade da saúde mental ao redor do globo, e ao todo são 71 países analisados pela pesquisa. Segundo o levantamento, os brasileiros estão entre os que mais relatam sentir estresse e dificuldades com a parte mental de sua saúde. Ao todo, 34% das pessoas no país relatam esses sintomas.

Para a psicanalista Andrea Ladislau, esse resultado demonstra uma triste realidade: estamos enfrentando uma crise de saúde mental. “Ao analisar esse cenário, não podemos ficar presos em questões de emoções voltadas apenas para alegria ou tristeza, pois vai muito além disso”, salienta.

“Estamos falando do estado interior geral do indivíduo e de sua forma de relacionar e conectar a vida pessoal com a vida social. Ou seja, refere-se à maneira como o emocional está impactando a vida cotidiana do ser humano”, completa a especialista.

Aumento dos transtornos de saúde mental

Andrea reforça que somos uma das populações que mais apresenta queixas direcionadas por estresse, transtornos e questões psíquicas. “Entre 2018 e 2022 tivemos o dobro de internações psiquiátricas que saltaram de 794 para 2100 registradas. Ou seja, o próprio perfil populacional está mudando em relação ao que diz respeito à saúde e bem estar emocional”, aponta.

Com informações do portal Metrópoles