Presos fogem da penitenciária Federal de Mossoró

 

Dois presos fugiram da Penitenciária Federal de Mossoró. De acordo com as informações, eles escaparam de um local em que o preso toma banho de sol. No entanto, ainda não há confirmação oficial de como e de quando ocorreu a fuga. No entanto, só foi percebida na manhã desta quarta-feira (14). 

Eles foram identificados como Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça. Ambos não estavam no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD), que é uma forma de cumprimento da pena no regime fechado que consiste na permanência do preso em cela individual, com limitações ao direito de visita e de saída de cela.

A Polícia Federal e demais forças de segurança foram acionadas para realizar as buscas pelos criminosos. O secretário André Garcia, da Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) do Ministério da Justiça e Segurança Pública, deve chegar a Mossoró ainda nesta quarta-feira. Ele foi nomeado para o cargo na semana passada.

Os relatos apontam ainda que o RDD de ambos foi iniciado no dia 27 de setembro do ano passado, quando eles chegaram à unidade, e se estenderia até 25 de setembro de 2025. 

Deibson tem uma extensa ficha criminal, que inclui assaltos, furtos, homicídio, latrocínio, uma fuga que quase matou um agente prisional. Ele e Rogério foram apontados como responsáveis ​​por uma rebelião no presídio de segurança máxima Antônio Amaro Alves, em julho do ano passado. O motim deixou cinco mortos, sendo que três foram decapitados. A rebelião durou quase 24 horas.

Essa é a primeira fuga registrada em um presídio federal no país. A unidade de Mossoró foi fundada em 2009 e já abrigou consideráveis ​​presos de alta periculosidade. Atualmente, o traficante Fernandinho Beira Mar, condenado a mais de 300 anos de prisão, cumpre pena no local. Com informações Portal da Tropical.