Após novo atraso, Linha Roxa ainda não tem data para operar

Foto: Magnus Nascimento

Prevista inicialmente para ser concluída em fevereiro de 2022, a Linha Roxa, que conta com três estações de trem que vão contemplar moradores de Extremoz e São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, ainda não tem data para entrar em operação. Em julho do ano passado, a Companha Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) informou que analisava se todos os pontos do contrato haviam sido cumpridos após a empresa responsável ter feito a entrega provisória da obra. Desta vez, a CBTU afirmou que as fortes chuvas que atingiram a Grande Natal em 2023, provocaram “incidentes” e que “não há prazo para a inauguração” do ramal.

Nesta quinta-feira (4), a TRIBUNA DO NORTE retornou às duas estações visitadas em julho de 2023 (a BR-101 Norte e a Jardim Petrópolis, em São Gonçalo). A exemplo do que foi constatado anteriormente, os dois equipamentos estão aparentemente prontos para uso e contam agora, diferentemente de antes, com segurança. A reportagem apurou que testes já foram realizados nas estações no ano passado. A CBTU disse que notificou a empresa executora das obras sobre os incidentes causados pela chuva e confirmou a ocorrência dos testes.

Segundo a Companhia, as chuvas provocaram o “carreamento de material na drenagem da via”. Os testes, aponta a CBTU, foram realizados em agosto passado. “Somente após o levantamento de todos os dados técnicos e realização de todos os serviços necessários para a recuperação do trecho, pela empresa responsável, é que será estipulado um prazo para o início da operação. Sobre os testes, ressaltamos que foram realizados antes do período chuvoso e que foram pré-requisitos para o recebimento da obra pela diretoria técnica da Administração Central”, explicou a CBTU.

A ampliação da malha ferroviária da Grande Natal, com a construção da Linha Roxa, inclui três estações ao longo da BR-101 Norte. No trecho, a nova linha férrea se liga à antiga, entre a Estação Nordelândia e Extremoz. A estação da BR-101/Norte, portanto, será o início da Linha Roxa e funcionará como uma plataforma de transferência, tanto para descida de passageiros que vêm de Natal ou Extremoz e seguirão para as estações da Guararapes e Vicunha, na divisa da zona Norte da capital potiguar com o município de São Gonçalo do Amarante, como também o inverso.

A construção da Linha Roxa teve início em setembro de 2021. Com aporte de R$ 18,7 milhões do Governo Federal, o empreendimento contempla a instalação de 4,1 quilômetros de trilhos e a construção das estações. A previsão é que 2 mil pessoas sejam atendidas diariamente pelo ramal. Enquanto a operação não começa, usuários do transporte público sofrem com a precariedade do sistema de ônibus coletivo e com a dificuldade de locomoção pela região.


Tribuna do Norte