Professor de Extremoz realiza exposição fotográfica "Pedalando na História" na biblioteca central da UFRN
Teve início essa semana na biblioteca central da UFRN a exposição fotográfica – Pedalando na História. A exposição conta com fotografias sobre o patrimônio histórico e cultural do RN, visitados de Bike.
Com o tema: “Conhecendo o patrimônio histórico e cultural do RN de Bike”, o objetivo da exposição é compartilhar com o público os benefícios que a bicicleta tem em relação à qualidade de vida e mostrar que é possível ampliar nosso conhecimento em relação ao patrimônio histórico e cultural do RN com a Bike. Uma iniciativa do Prof. Leandro Soares - ciclista e professor da rede estadual de Educação.
O projeto é fruto das andanças e de muitos pedais feitos com colegas por diversos locais do RN conhecendo e registrando suas riquezas históricas e culturais. As imagens foram produzidas com o próprio celular, explicou o professor. Além de contribuir para a mobilidade do trânsito é possível aprender enquanto se pedala.
O público-alvo são professores, estudantes, ciclistas, amantes do esporte, público em geral e é aberta a toda comunidade que deseja participar, independente de vinculação a UFRN. A iniciativa tem por propósito incentivar a prática do esporte como fomento a qualidade de vida, integrada com a busca pelo conhecimento e a valorização do patrimônio histórico-cultural.
A proposta é convidar à reflexão para perceber o patrimônio cultural não como elementos circunscritos apenas no passado, mas, pensar a partir dos elementos do presente as conexões, possíveis ressignificações e o sentimento de pertencimento com esse patrimônio, que é nosso.
“A Bike nos permite conhecer locais esquecidos ou abandonados e até mesmo perceber toda a riqueza histórica e cultural que nos cerca durante a correria do dia-a-dia.” Disse o professor. A exposição segue até o dia 12 de janeiro. Tudo gratuito.