Aplicativo para combate à violência contra a mulher é lançado no RN
Dentro da programação da Campanha Mundial da Luta pelo Fim da Violência Contra as Mulheres com 21 dias de ativismo, o Governo do Rio Grande do Norte lançou, na última quarta-feira (6), o aplicativo “Salve Elas”. O sistema foi integrado ao Cento Integrado de Operação de Segurança Pública (Ciosp) e vai permitir o envio da localização direta da mulher para a Polícia Militar, mediante solicitação.
De acordo com a Sesed, o aplicativo será disponibilizado apenas para as vítimas que já estão inseridas dentro da Rede de Proteção da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (DEAM), ou seja, já tenham histórico de denúncias. No momento, o “Salve Elas” está disponível somente para sistema operacional Android.
Para ser possível baixar e executar o aplicativo, a mulher deverá ir até o DEAM e solicitar autorização da(o) Delegada(o) responsável. Assim, será possível manter o aplicativo oculto no celular e enviar a localização para a PM em poucos minutos, quando existir alguma situação que seja necessário o apoio das forças de segurança.
Mulheres que buscam fazer uma primeira denúncia devem utilizar os meios comuns, como ligação para o 190 (Polícia Militar) ou 180 (Central de Atendimento à Mulher). A decisão de restringir o acesso às que já são da Rede de Proteção acontece para evitar falsos chamados, afirmou a Sesed.
O aplicativo foi doado pela ex-vereadora em Currais Novos, Tércia Leda.