Programa 'Rua para Todos' vira Lei em Extremoz. População e donos dos quiosques agradecem


A Prefeitura de Extremoz,sancionou, na última sexta-feira (10), o Programa 'Rua para todos', projeto de autoria do vereador Rafael Correia. A nova Lei 1.176/2023 consiste na interdição temporária de trechos de vias públicas para utilização da população para atividades de lazer, esporte, cultura e comercial.

A Lei determina que a intervenção será na Rua Almirante Newton Braga, sempre aos fins de semana - sexta-feira, sábado e domingo de 18h às 2h da manhã. Nas sextas-feiras, durante o horário de aula na Escola Estadual Almirante Tamandaré, o perímetro situado a frente da escola terá livre acesso de veículos. Após o término do horário letivo, a rua deverá ser interditada.

Aos sábados e domingos o trecho da rua que deverá ser fechado corresponde ao perímetro localizado entre o cruzamento da Rua Almirante Ernesto de Melo Junior e o cruzamento com a Rua Almirante Matoso Maia.

De acordo com o parlamentar, a Rua Almirante Newton Braga, no Conjunto Alto Extremoz, é um local bastante utilizado pela população para a prática de lazer e atividades comerciais.

"Também conhecida como “a rua dos quiosques”, este local é muito procurado pelas pessoas para sair um pouco de casa e passear, relaxar e lanchar com os amigos ou familiares. E para momentos de lazer, as pessoas precisam ter segurança e estar tranquilas para aproveitar cada momento, então esse programa vem para resguardar a todos sobre possíveis acidentes envolvendo veículos", disse Rafael Correia.

O vereador ainda agradeceu a prefeita Jussara Sales pela celeridade na criação da Lei. "Fico agradecido e feliz pela aprovação do programa por parte da nossa prefeita. Esta é uma ação em prol do povo e que vem para somar", completou.

Além de toda a segurança, com esta Lei será possível aos comerciantes espalharem mesas e cadeiras por toda a via, podendo assim aumentar o número de clientes. 

Durante os dias determinados para o Programa "Rua para todos", fica proibido o trânsito de veículos no local de forma total ou parcial, e cabe a prefeitura disponibilizar guardas de trânsito e policiais para que a fiscalização seja feita, orientando os motoristas e motociclistas a buscarem caminhos alternativos e respeitarem o momento da interdição, além de punir aqueles que violarem a Lei.